Visando a capacitação permanente dos profissionais de saúde do município, e conseqüentemente a melhoria da qualidade do atendimento, a Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM) iniciou esta semana as obras de construção do Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada de Macaé.
O presidente da Fundação, o médico Aluízio dos Santos Júnior, explica que o Centro, inaugurado em janeiro de 2006, contou com a presença de autoridades internacionais, estava funcionando provisoriamente na área do heliponto do HPM (Hospital Público Municipal).
O centro, que terá 500 metros quadrados de área, está sendo construído no final do estacionamento do hospital. Segundo Aluízio, haverá um auditório para 60 lugares, salas de estudo e de treinamento com uso de simuladores reais de paciente - robôs programados para representar diferentes quadros de trauma e aspectos clínicos.
Durante todo ano a fundação realizou diversas atividades como treinamentos aulas ministradas pelos profissionais do Centro de Treinamento Berkeley, médicos britânicos e do Hospital das Clínicas de São Paulo, cursos, palestras e inclusive a realização do primeiro Congresso Multiprofissional com enfoque no trauma.
HPM - Com oito mil metros quadrado de construção o HPM tem como principal objetivo salvar vidas, com prioridade no atendimento de urgência e emergência.
O HPM conta com emergência, serviços de diagnóstico (imagens, endoscopias e análises clínicas), centro cirúrgico, Serviço de Tratamento Intensivo (adultos, crianças e recém-natos), maternidade, áreas de internação e Pronto atendimento.