HPM comemora Dia Internacional da Mulher

09/03/2009 14:11:55 - Jornalista: Leonardo Cosendey

As funcionárias do Hospital Público de Macaé (HPM) foram surpreendidas, ao chegar para trabalhar na manhã da última sexta-feira (6), com uma mesa de frutas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8). Além disso, houve a distribuição de 50 rosas vermelhas – que acabaram sendo poucas devido ao sucesso do evento.

Para Regina Baleeiro, recepcionista do HPM, reuniões como essa são muito importantes para manter a harmonia na instituição.

– A rotina em um hospital é difícil, pois estamos sempre lidando com doentes, com a tristeza. Homenagens assim mostram que somos importantes e fazem com que sintamos que nosso trabalho é valorizado, explica.

Durante o evento, Regina leu o poema “Sempre Mulher”, de sua autoria, que deve figurar no livro que ela pretende lançar. “Já tenho 125 poemas reunidos. Só falta alguém interessado em ajudar na publicação”, conta.

Homenagens à primeira macaense do dia

Nesta segunda-feira (9), o presidente da Câmara Municipal, Paulo Antunes, e os vereadores José Carlos Crespo e Luiz Fernando, estiveram no HPM, onde foram recebidos pela diretoria da instituição, para presentear a primeira menina a nascer na cidade no Dia Internacional da Mulher.

Os presentes foram um cortinado para berço, um cobertor, seis pacotes de fraldas, brinquedos, roupas, toalhas, uma banheira e material de higiene para o bebê e a mãe. “Fico muito feliz com isso, vai me ajudar bastante”, diz a mãe, Jaline Santos da Costa, de 23 anos.

A menina, sua sexta filha, nasceu prematura - na 35ª semana de gestação- com 42 cm, pesando 1,9 Kg e ainda não tem nome. “Ainda estou pensando. Não sabia se era menino ou menina”, explica a mãe.

Segundo Nilo Almeida, pediatra da maternidade, por ter nascido com baixo peso, a menina deverá ficar no berçário por mais alguns dias até conseguir desenvolver um peso superior a pelo menos dois quilos. Sua mãe, no entanto, recebeu alta na segunda mesmo, para cuidar de seus outros filhos em casa.