logo

HPM: curso mostra importância do calor humano nos tratamentos

27/10/2010 14:26:47 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

Desta vez, o tema foi Humanização dos CTIs

A prefeitura, por meio da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, ministrou mais um curso de Educação Continuada, nesta quarta-feira (27), no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM). O tema desta vez foi Humanização nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) com o objetivo de mostrar aos participantes que a equipe de atendimento em saúde precisa levar calor humano aos pacientes, atitude que contribui positivamente na evolução do tratamento e pode ajudar a salvar vidas.

O curso teve a duração de quatro horas, das 10h às 14h, e foi ministrado pelo médico Rafael Vicente, mestre em Saúde da Criança e da Mulher, com mesa redonda sobre as perspectivas legais, psíquicas e políticas que envolvem a humanização nos CTIs. Ele reforçou na aula que o calor humano da equipe é ainda mais vital para quem lida com crianças que precisam de cuidados 24 horas e tudo isso num ambiente estressante.

- O objetivo não é cuidar do paciente apenas pelo ponto de vista assistencial, mas, principalmente, para o exercício dos direitos sociais de todo cidadão dentro dos aspectos legais, éticos e administrativos. É um trabalho interdisciplinar e transetorial para a execução das políticas públicas de saúde, explicou o médico.

De acordo ainda com ele, a discussão sobre a humanização no tratamento dos pacientes dos CTIs segue as diretrizes do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto é realizado no Centro de Educação Médica Continuada do HPM, numa iniciativa do Departamento de Educação Continuada (DEC), que já ofereceu outros cursos sobre áreas médicas que envolvem a Saúde da Criança e do Adolescente, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

As aulas destinam-se a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos e estudantes da área de saúde. Fabiana da Costa Lacerda, de 21 anos, aluna do curso técnico em Enfermagem, disse que este é o terceiro curso de Educação Continuada que participa no HPM e aprova a iniciativa:

- Esses cursos têm contribuído bastante para melhorar o meu aprendizado no dia a dia porque o que aprendo na teoria posso fazer na prática, mesmo sendo ainda apenas estudante da área de saúde. Nessas aulas vejo os benefícios para a profissão que escolhi, que é cuidar das pessoas e ajudar a salvar vidas, observou.

Outros cursos estão agendados até o dia 24 de novembro próximo, sempre às quartas-feiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé: www.fmhmmacae.rj.gov.br.

O HPM já realizou, neste segundo semestre, os cursos sobre Reanimação Neonatal e Responsabilidade Civil do Profissional de Saúde no Exercício da Profissão.

Para anotar: cronograma dos próximos cursos:

Dia 10, quarta-feira, das 10h às 14h:
Suporte básico e avançado de vida em Pediatria. Revisão das atuais diretrizes do Pediatric Advanced Life Support (PALS), que é o Ensino e Treinamento em Reanimação Pediátrica Avançada, da American Heart Association (AHA), ministrado por Rafael Vicente e Jesuíno Ramos Filho.

Dia 24, quarta-feira - Das 10h às 13h:
A Constituição de 1988: Uma constituição social voltada para a Criança, os Direitos Humanos e a Saúde. Aula expositiva sobre as perspectivas da Constituição de 1988 em torno da sociedade civil.

Das 13h às 14h:
Confraternização de encerramento das atividades deste ano entre alunos e colaboradores do DEC. Encontro livre para debates acerca da atuação do DEC durante 2010 e as metas para 2011.