A partir de março do ano que vem, o Hospital Público Municipal (HPM) de Macaé servirá como internato para os alunos do último ano de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este é o resultado do convênio assinado pelas duas instituições na última quinta-feira (29), no Rio de Janeiro. Segundo o diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, o convênio é o primeiro passo no sentido de vincular as duas instituições e, no futuro, transformar o HPM no hospital-escola da UFRJ.
– Como se sabe, a universidade deverá implantar seu curso de Medicina na cidade em 2009. Isso será muito bom para a população e mostra o quanto o HPM está qualificando seus profissionais, a ponto de sua estrutura poder servir de base para formação de estudantes de Medicina de uma universidade com tanta história e credibilidade, completou.
Pelo convênio, o hospital receberá sete estudantes por semestre no próximo ano, e cada um deles passará pelas especialidades de Emergência, Centro Cirúrgico, CTI e Centro de Treinamento. O presidente do Centro de Estudos do HPM, Joel Passos, explica que quatro profissionais, um de cada especialidade, serão os preceptores dos alunos.
– Eles ainda estão sendo escolhidos. Depois, vão receber um curso tutorial na universidade para poderem seguir a linha didática de lá – disse Passos.