HPM implanta Centro de Estudos

30/06/2005 16:39:04 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi implantado na noite de quarta-feira (29) na sede da Associação Médica de Macaé (AMM) o Centro de Estudos Manoel do Carmo Losada do Hospital Público Municipal (HPM). A solenidade de lançamento contou com a presença de diretoria da instituição, do prefeito Riverton Mussi, do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Cardoso, do presidente da AMM, Carlos Emir Júnior,e de diversas autoridades.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou toda equipe do hospital pela iniciativa de criação do Centro de Estudos, que irá contribuir ainda mais para o crescimento intelectual dos profissionais do município. Ele disse ainda que a prefeitura está viabilizando uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) para que sejam ministrados cursos de pós-graduação na área de medicina e posteriormente a graduação, o que reforçará o projeto municipal do Complexo Universitário.

O prefeito também falou dos novos projetos que serão realizados junto a Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, presidida por Aluízio dos Santos Júnior. “Alem da conclusão das obras dos hospitais da Mulher na Barra de Macaé e o Geral da Região Serrana, estamos estudando a construção de um hospital infantil anexo ao HPM e uma parceria com a Maçonaria para edificação do hospital do idoso”, revelou.

Ele ressaltou que vem buscando parcerias com aos municípios da Região e empresas para que de alguma forma contribuam para a manutenção do atendimento de qualidade do HPM, que hoje tem um orçamento anual superior a R$ 50 milhões. “Os custos com a manutenção do HPM são suficientes para construir e equipar outro hospital do mesmo porte”, disse o prefeito.

O diretor Aluízio dos Santos Júnior falou que, quando assumiu a direção do HPM junto com Luís Porto, colocou como meta imbuir nos profissionais da instituição o mesmo sentimento que tinham pelo HPM, que era saber da importância do hospital não só para eles, mas para toda sociedade macaense. Aluízio e o diretor técnico do HPM, lembraram o empenho de toda equipe para que cada vez mais a instituição continue sendo um modelo de saúde pública.

Emoção - Muito emocionado o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso falou da homenagem prestada ao médico Manoel do Carmo Losada. “Muito acertada a escolha do nome do Centro de Estudos do HPM, pois Manoel era um profissional que se dedicava inteiramente a sua profissão, ele praticava uma medicina com humanização antes de virar moda”, disse.

O clima de emoção contagiou a todos quando o prefeito entregou uma placa a família do homenageado. A viúva do médico, Aparecida Losada, disse que ficou muito feliz pela lembrança. “Durante toda a carreira de Manoel, o que ele sempre fez foi estudar, deixava de comprar roupas, sapatos para comprar livros”, disse.

O presidente do Centro de Estudos, Joel Tavares Passos, completou falando que a implantação do centro é um marco importante para a medicina macaense. “Quem incentiva e fomenta a aprendizagem continuada caminha para a excelência. A confiança do paciente na instituição só é possível através da educação”.

Na ocasião também foi realidade a posse da diretoria do Centro de Estudos e da Comissão Cientifica que é composta por profissionais de todas as especialidades. Após a solenidade foram realizadas três palestras sobre grandes queimados.