logo

HPM inicia curso de capacitação para guardas municipais

17/07/2015 09:50:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Curso prepara guardas municipais para atuar em situações de emergência

Começou nesta quinta-feira (16) o projeto "Resgatando Vidas", uma parceria entre o Hospital Público Municipal (HPM) e a Guarda Civil Municipal. O treinamento foi ministrado pelo médico intensivista e coordenador do Centro de Estudos do HPM, Joel Tavares. O objetivo do curso é preparar os guardas municipais para atuar em situações de emergência em locais públicos até a chegada do socorro especializado.

Joel Tavares ressaltou que durante cinco semanas, um grupo de aproximadamente 15 guardas estarão habilitados em realizar o primeiro atendimento, principalmente nos casos de parada cardiorrespiratória. "O treinamento da Guarda Municipal é importante para salvar vidas e pode fazer toda a diferença", disse.

O participante do curso, o inspetor da Guarda Civil, Leonardo Dias, aprovou a iniciativa e falou da importância da capacitação permanente dos profissionais. "Com informações técnicas e práticas sobre primeiros socorros, vamos evitar que a situação da vítima se agrave até a chegada da ambulância", observou.

Já a guarda municipal Rosane Vidal também elogiou o curso e ressaltou o trabalho da Guarda Municipal. "Temos que estar preparados para atender qualquer necessidade da população. O treinamento enriquece nossa atuação. Estou satisfeita", contou.

Segundo o médico Joel Tavares, a formação contou com conteúdo teórico e prático. Os integrantes participaram de uma simulação de parada cardiorrespiratória, o que permite a melhor assimilação da abordagem. "A expectativa do diretor superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, é levar o projeto para outras secretarias e instituições, para que um grande número de pessoas possam prestar o primeiro socorro, aumentando a chance de vida da vítima", frisou.


Fotos Relacionadas