logo

HPM inicia curso de reanimação neonatal

11/04/2007 17:58:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Hospital Público Municipal (HPM), através da coordenação do Programa de Educação Continuada (PEC) iniciou nesta quarta-feira (11), no auditório da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) o curso de Reanimação Neonatal – suporte básico e avançado de vida em pediatria.

O curso que tem o objetivo de aperfeiçoar o perfil dos profissionais que atuam na área de pediátrica (UTI e maternidade) está sendo ministrado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

De acordo com o coordenador do PEC, o médico Rafael Vicente, além da abordagem científica está sendo feito um trabalho de humanização. – Queremos proporcionar o desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional dos funcionários, mostrando-lhes um novo olhar sobre o atendimento de emergência pediátrica – disse.

Durante a abertura dos trabalhos, o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, falou do compromisso da instituição com a sociedade e da importância da educação continuada para a melhoria da qualidade dos serviços. Ele ressaltou que desde 2005, quando foi implantado o Centro de Estudos Dr. Manoel do Carmo Losada, o hospital vem realizando diversos cursos de qualificação.

Aluízio anunciou que na sexta-feira (13) será inaugurada as instalações do Centro de Telemedicina e Educação Médica Continuada, que contará com a presença do prefeito Riverton Mussi e do príncipe Andrew Albert Christian Edward, Duque de York, representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional e Investimentos. – Estamos inaugurando uma nova fase na medicina em Macaé, através da educação continuada –, declarou.

Reanimação Neonatal - O curso de Reanimação Neonatal será ministrado em seis dias com módulos teóricos e práticos, com uso de manequins e material de utilização nas unidades de terapia intensiva. Participam do evento 50 profissionais da área de pediatria do HPM.

O coordenador do PEC, Rafael Vicente ressaltou que a idéia da criação do Programa de Educação Continuada foi aceita imediatamente pela direção do hospital e pelo coordenador de pediatria, o pediatra Newton José. – A meta é oferecer o curso para todos os profissionais da rede municipal de saúde, inclusive os da área técnica. Esperamos ainda, firmar um convênio com universidades para levar aos alunos destas instituições o aprendizado da prática supervisionada – completou.