HPM: Programa de Planejamento Familiar aprovado pelo Estado

02/02/2012 14:35:09 - Jornalista: Genimarta Oliver

A Secretaria de Saúde de Macaé teve sua solicitação de credenciamento do Programa de Planejamento Familiar no Hospital Público Municipal (HPM) aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a subsecretária de Saúde, a ginecologista e obstetra Liane Machri, a aprovação do programa possibilitará a ampliação do atendimento e serviços na área, de acordo com a diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) que também enviará recursos para a execução das ações .

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, que também é ginecologista e obstetra, ressaltou a importância de uma política de planejamento onde a população tenha acesso gratuito aos diversos métodos contraceptivos, e, nos casos indicados ao uso de dispositivos intrauterinos e a cirurgias. “Além da assistência, também iremos focar o trabalho de planejamento família em ações educativas”, frisou.

A gerente do Programa de Saúde da Mulher, Vanja Beatriz, lembra que a próxima fase será a inclusão dos procedimentos no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). “Os usuários terão toda assistência de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta”, disse.

A porta de entrada do Programa de Planejamento Familiar será o Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc), no bairro Aroeira. Na unidade os usuários receberão toda a orientação necessária, participarão de grupos educativos onde junto com a equipe técnica será decidido qual o melhor método a ser utilizado.

Nos casos de indicação cirúrgica, os procedimentos serão executados no Hospital Público Municipal da Serra. De acordo com a enfermeira do Programa da Mulher, Daniela Souza Medeiros, a meta é montar uma equipe no Núcleo de Atendimento à Mulher, na Barra de Macaé e na região serrana.