Foto: João Barreto
Procedimento é o 14º realizado pela unidade
O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) realizou, nesta quarta-feira (20), a primeira captação de órgãos em 2016. O procedimento foi realizado por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em parceria com o Programa Estadual de Transplante. Esse foi o 14° procedimento feito na instituição.
O doador foi José Henrique Barreto do Nascimento, 20 anos, morador de Conceição de Macabu. De acordo com a família, o jovem trabalhava como motoboy em uma pizzaria e, na noite do último sábado (16), sofreu um acidente.
José foi levado para o HPM e, na madrugada de segunda (18), foi diagnosticada a morte encefálica, por meio de exames específicos, inclusive na presença da família. Segundo a equipe da CIHDOTT, logo que ficaram sabendo da gravidade, os pais revelaram o interesse do filho pela doação. Foram captados os dois rins e o fígado que podem ser transplantados em até cinco pessoas.
Em uma rede social, o pai do jovem, José Amaro do Nascimento, falou da dor e do vazio que nunca será preenchido, mas que a vontade do filho foi feita e que outras pessoas terão a oportunidade de viver.
O diretor-superintendente do HPM, Márcio Soares Bittencourt, falou sobre a importância da doação. "Gostaríamos de agradecer esta família que em um momento tão doloroso teve a sensibilidade de ajudar e salvar vidas. Que este ato de amor ajude a consolá-los", afirmou.