HPM realiza sexta captação de órgãos

17/10/2012 15:53:00 - Jornalista: Carla Cardoso

O Hospital Público de Macaé (HPM) realizou a segunda captação de órgãos de 2012. O doador foi Rafael Vasconcelos da Costa, de 24 anos, natural de Macaé e morador do bairro Nova Esperança. Foram doados os rins e o fígado. A captação aconteceu na última terça-feira (16) à tarde, com a atuação de equipes da Central de Transplante.

O jovem, que trabalhava como ajudante de pedreiro, foi vítima de acidente de moto (colisão com ônibus). Ele deu entrada no último dia quatro Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Os pais do jovem, que deixou uma filha, assinaram a autorização para a captação.

De 2009 até os dias atuais, foram realizadas seis captações. Segundo a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOT), a conscientização sobre a importância da doação é fundamental para que mais vidas sejam salvas.

O procedimento para a doação acontece da seguinte forma: assim que é constatada a morte encefálica, a Comissão, implantada em 2007, entra em contato com a família do paciente, para autorização, de forma ética e respeitosa, como recomenda o Conselho Federal de Medicina.

Com a permissão, a Central de Transplantes entra em contato com as equipes cirúrgicas de vários tipos de transplante, para iniciar o procedimento de captação dos órgãos e tecidos, acompanhamento e assessoramento do ato cirúrgico, e a sua consequente preservação e distribuição. Para ser doador, basta avisar aos familiares. Quando o paciente não é casado, o pai e a mãe autorizam a captação, e quando casado, a esposa concede a autorização.