Dando continuidade ao projeto de educação continuada de seus profissionais, visando a humanização e a qualidade no atendimento, o Hospital Público Municipal (HPM) realizou, neste sábado e domingo, o II Simpósio de Atualização de Enfermagem em UTI. O evento aconteceu, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
Durante a abertura do evento, o diretor superintendente do HPM e presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, falou um pouco da evolução da medicina. Ele ressaltou que os primeiros hospitais surgiram como casas de caridade, com tecnologia limitada e, com isso, se dava mais atenção ao paciente como um todo.
- Precisamos resgatar este envolvimento do profissional com a família e o próprio paciente, o tratando como se ele fosse único e não mais um na instituição. O HPM tem o compromisso com a sociedade em fazer uma medicina pública de qualidade, humanizada, onde o relacionamento humano é essencial –, disse.
Os temas escolhidos para esta primeira fase foram: Humanização do atendimento, Controle da qualidade do atendimento, Responsabilidades da enfermagem, Politrauma primeiro atendimento, entre outros. A segunda etapa do Simpósio será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, também no auditório da Funemac.