Foto: Rui Porto Filho
Unidade foi inaugurada há seis meses
Com um trabalho pautado na humanização e cuidado multiprofissional, o Hospital Madre Tereza de Calcutá, em Macaé, já é referência no atendimento ao idoso. A unidade, um anexo do Pronto Socorro Municipal, em Imbetiba, foi inaugurada há seis meses.
O aposentado Aldo Pereira da Silva, 78 anos, que ficou internado durante dez dias, por problemas respiratórios, elogiou os serviços e a estrutura do hospital. "O atendimento é muito bom, a equipe é atenciosa e a estrutura física atende todas as necessidades dos pacientes idosos", afirmou.
A esposa do paciente, Maria Emília da Silva, disse que o marido estava se sentindo em casa. "Com os quartos individuais, pacientes e acompanhantes podem ter mais privacidade, principalmente quando é preciso fazer algum procedimento mais delicado", frisou.
O Hospital Madre Tereza de Calcutá, na maioria das vezes, recebe pacientes que necessitam de longas internações. Desde sua inauguração, já foram hospitalizados mais de 50 pacientes, inclusive de municípios vizinhos.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.
Pronto Socorro
Com uma média de 30 mil atendimentos e procedimentos por mês, o Pronto Socorro Municipal possui laboratório de análises clínicas, sala de nebulização, hidratação, curativos, raio x e eletrocardiograma.
O vendedor autônomo Marcos Alexandre Guedes, morador do bairro Aroeira, afirmou que o atendimento é rápido e todos os procedimentos podem ser feitos no local. "Cheguei no pronto socorro com febre e dores no corpo, e fui encaminhado para exame de sangue e hidratação", disse.
A unidade conta ainda com setor intermediário, com equipamentos para pacientes que necessitam de cuidados especiais. O setor possui quatro leitos.