Foto: Maurício Porão
A palestra foi dada no auditório do Hospital São João Batista
A “Humanização no Atendimento em Saúde” foi tema da palestra organizada pela coordenação da Divisão de Educação em Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde, na manhã desta quarta-feira (15), no auditório do São João Batista. O objetivo principal é promover o bom atendimento ao usuário, com simpatia e compreender suas necessidades imediatas, dando o atendimento e encaminhamento correto. O curso foi destinado às profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF).
A palestra foi apresentada pela coordenadora da Divisão em Saúde, Nilce Braga Brasil, e contou também com a apresentação do esquete do Grupo Grutas sobre o tema. De acordo com a especialista, o atendimento humanizado deve valorizar o respeito pelo outro e possibilitar uma melhoria na qualidade de vida entre os usuários e a equipe multiprofissional que atua na unidade de saúde.
Ela destaca a importância das atribuições de cada profissional que atua na unidade de saúde de ter a iniciativa em oferecer informações com clareza; respeitar a privacidade e, principalmente, a dignidade do paciente.
Nilce ressalta que um dos principais equívocos do profissional de saúde é "se treinar" para que não haja envolvimento emocional, com o intuito de “não perder a objetividade científica”.
- É perfeitamente possível e humano se emocionar com a doença do paciente sem perder a objetividade. Na verdade, é necessário aprofundar o contato, para que este conhecimento afetivo possa possibilitar uma visão mais ampla do ser humano que estamos tratando -, conclui.