A I Etapa do Campeonato Estadual de Motocross começa neste sábado (10), às 12h, na Linha Verde, com os treinos livres para o evento, e às 15h, com as disputas das categorias Amador 125 cc (dois tempos), Regional (só com competidores de Macaé) e Sênior (30, 35 e 40 anos). No domingo (11), os treinos recomeçam às 10h, e às 14h, é a vez das categorias Intermediárias, 50 cc, 60 cc, Nacional, 80 cc, MX2 (antiga 125 cc) e Força Livre entrarem na pista.
A competição faz parte do Fest Verão Esportivo, promovido pela prefeitura de Macaé, através da secretaria de Esporte e Lazer e MacaéTur, em parceria com a Federação de Motocross do Estado do Rio de Janeiro.
A I Etapa do Campeonato Estadual de Motocross vai reunir cerca de 200 atletas do estado em doze corridas. A pista de 1.650 metros foi preparada essa semana, e a prefeitura montou, no local, arquibancadas com capacidade para três mil pessoas. O secretário de Esporte e Lazer, Theodomiro Bitencourt, esteve no local nesta sexta-feira (09).
- É a terceira vez que Macaé sedia a etapa do campeonato e o público espera ansioso pelo campeonato de motocross, que é o evento mais importante do Fest Verão Esportivo. Acreditamos que em 2007 cerca de 30 mil pessoas devam prestigiar a competição. Para este ano, montamos uma arquibancada lateral em cima do morro que terá uma visão privilegiada da pista, observou Theodomdiro Bitencourt.
O piloto Swain Zanoni, um dos 10 melhores do país, já chegou a Macaé e esteve nesta sexta, na Linha Verde, reconhecendo a pista de motocross. Mineiro da cidade de Divino, Zwain começou a guiar uma moto com apenas três anos, no veículo construído pelo pai Pedro Paulo, que é mecânico. Não parou mais, e aos nove anos iniciou sua trajetória de sucesso no motociclismo na categoria 80 cc.
Aos 18 anos, o piloto domina as categorias de motocross e supercross. Desde 2003, Zwain Zanoni é campeão estadual em quase todas as categorias. Atualmente é o 23º no ranking nacional. Na etapa de Macaé, ele vai competir nas categorias MX2 (antiga 125 cc) e MX1 (Força Livre). Qual então, é o segredo do atleta?
-O segredo para o sucesso é a preparação física diariamente. A pista é excelente, gosto muito de correr aqui, pela variação de obstáculos que beneficia o bom piloto, que pode mostrar toda sua técnica -, observou o piloto, acompanhado do pai, grande incentivador da sua carreira.
O macaense Saulo Mateus, patrocinado pela Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), vai participar da primeira etapa na categoria MX2. Saulo é campeão de 2006 da Arena Cross (categoria light). João Batista Lopes, que compete nas principais categorias, também já confirmou presença na etapa, assim como o jovem Daniel Guelman, de apenas 13 anos. Ele foi campeão brasileiro de Supercroos em 2005 e bi-campeão da Arena Cross em 2005/06, competição de nível nacional transmitida pela Rede TV.
A Família Benjamin, especializada em show acrobático, fará uma apresentação de free-style nos intervalos das provas. O presidente da Federação de Motocross do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Caravan, está em Macaé acompanhando a preparação da pista.
- Já é uma tradição fazermos a abertura do campeonato em Macaé. A pista é considerada uma das melhores do país, pela qualidade técnica, área dos boxes, estrutura para o público, acesso e estacionamento -, explicou Alexandre Caravan presidente da Federação de Motocross do Estado do Rio de Janeiro.