logo

I Fest Criança: Kelly Key, HistoriArte, EcoTrupe, e esportes para a garotada

07/10/2005 15:07:15 - Jornalista: Cesar Dussac e Genimarta Oliveira

Está tudo pronto para o I Fest Criança, que começa no próximo domingo, dia nove, no Parque da Cidade, em Macaé. O evento começa às 9h, com diversas atrações para a garotada. O ponto alto da festa será o show da cantora Kelly Key, às 15, com entrada franca. A programação inclui ainda apresentações do grupo Historiarte, Eco Trupe, bandas escolares, ginástica, torneios esportivos, atividades pedagógicas e sorteio de brindes. O Fest Criança só termina na quarta-feira, 12 de outubro.

Para baixinhos de todas as idades, a Secretaria de Educação traz o HistoriArte, que vai contar histórias antigas e novas. A professora Andréa Assis, integrante do grupo, relaciona algumas:

- A “Dum-Dum Cererê” é um monstro que pega crianças desobedientes; “Decreto de Rei”, da autoria da professora Maria Georgina, também integrante do grupo, lembra a história de auto-condenação do Rei Davi; “A Mulher Loura”, que aparece nas escolas, nos banheiros dos meninos, é um caso de assombração. O “Dilema do Bicho Pau” é das antigas. É um problema de identidade: ele não sabe se é bicho ou se é pau. Também vamos apresentar contos e lendas, explicou.

Também a cargo da Educação, está a apresentação de fanfarras e bandas das escolas municipais: Maria Isabel Damasceno, que abre o evento, Samuel Brust, Renato Martins, Eraldo Mussi, a do Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel e do CIEP Municipalizado Maringá. As atividades pedagógicas se dividem em oficinas de jogos de sucatas, artes, desenho livre, modelagem, dobraduras, recorte/colagem, shows de calouros, e as crianças vão usar de criatividade nas fantasias, maquiagens, pinturas de rosto, modelagens com bolas, caracterizações diversas.

O Eco Trupe, por conta da Fundação Macaé de Cultura, vai apresentar números de teatro, sempre sobre o tema meio ambiente, com forma e linguagem adequadas a cada público-alvo, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a platéia. Os personagens são de total identificação com crianças e adultos, alguns caracterizados de bonecos e palhaços sobre pernas de pau, próprios de espetáculos de circo. Também da Fundação Macaé de Cultura é o projeto Art Luz, que participa com números de dança de rua, capoeira e jazz.

A Secretaria de Esporte e Lazer é responsável pela área livre para a prática de skate e street bike. Outras atividades organizadas pela Secretaria são: torneios de futebol, voleibol em parceria com a Prosport, basquete em parceria com a Liga Macaense de Basquete, aulas de tênis, de lambaeróbica, de combat, de ginástica localizada, exercícios de alongamento, prática de tênis de mesa (ping-pong), além de recreação assistida por profissionais de educação física.

A Secretaria de Comunicação Social participa com o suporte jornalístico e o planejamento de mídia, enquanto a Saúde disponibilizou equipes para atendimento pediátrico e ao público em geral com equipamentos e veículos. A Secretaria de Obras preparou o Parque para o evento, com reforço na iluminação e impermeabilização do lago artificial.

A Secretaria de Saúde preparou uma série de jogos e brincadeiras educativas para orientar os pais e as crianças sobre o diabetes infanto-juvenil e a importância de uma alimentação saudável. A secretaria também vai montar um posto no Parque da Cidade que contará com uma equipe de socorro. Serão duas ambulâncias, dois médicos pediatras e pessoal de enfermagem e apoio durante todo o dia. O veículo conta com todo o equipamento necessário para atendimento de emergência e os casos que não puderem ser resolvidos na ambulância serão encaminhados para o Pronto Socorro do Centro e o Hospital Público Municipal (HPM).