A Prefeitura de Macaé realizou, nesta quarta-feira (05), o I Seminário de Direitos Humanos, no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária. O encontro teve como objetivo fazer uma apresentação municipal daquilo que está em execução. Estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes; o vice-prefeito, Célio Chapeta; dentre outras autoridades.
"Havia uma necessidade de alinharmos todas as áreas que tinham ligação direta com os Direitos Humanos. Idealizamos esse seminário para trazermos a possibilidade de discussão e de pautar as questões de Direitos Humanos no município. Todas as áreas precisam estar alinhadas, fomentadas e trabalhando em rede. Temos uma equipe coesa e unida, em prol do objetivo maior que é atender às necessidades dos cidadãos", disse Sabrina.
Célio Chapeta também enalteceu a relevância do Seminário. "Esse evento é muito importante. Temos muito carinho com as decisões tomadas sobre os Direitos Humanos. A administração pública municipal está alinhada a essa pauta", afirmou o vice-prefeito, que leu um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas em 1948.
O grupo Portadores da Alegria se apresentou na abertura do evento. É uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de promover arte e cultura, proporcionando que pessoas com deficiência possam se expressar. O grupo coleciona diversas medalhas e troféus de primeiros lugares em muitas apresentações em festivais de dança.
O evento teve como público-alvo o Executivo Municipal, o Legislativo, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Sistema de Garantia de Direitos e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.