logo

Idosos assistem filme na Praça Washington Luís

04/10/2023 09:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Exibição fez parte de programação especial que segue até sexta-feira (6)

O filme “Viver duas vezes” foi a atração da programação da Semana do Idoso desta terça-feira (3), na Praça Washington Luís. Integrantes da Guarda Sênior, servidores e convidados tiveram a oportunidade de assistir ao longa em um telão, montado especialmente para a ocasião. O filme traz uma reflexão sobre a vida, escolhas, decisões e o acolhimento à pessoa com Alzheimer. A programação contou com apoio da Secretaria de Cultura. A data alusiva foi celebrada neste último domingo (1° de outubro).

A semana está sendo comemorada por idosos e familiares. Durante a exibição do filme, os participantes ganharam pipoca e agradeceram a oportunidade. Entre eles estavam Luis Carlos Barcelos e Edite Correia Maciel. “Estou muito feliz. Essa semana está sendo muito boa. Gostei muito do filme e da palestra de ontem”, contou Luis, de 74 anos.

Já dona Edite Correia Maciel comentou que vai fazer questão de participar de todas as atividades que puder.


“É muito importante recebermos informações que nos levem às reflexões sobre a nossa vida e o envelhecimento saudável”, falou.



Estavam presentes na sessão, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos, o coordenador do Programa Cidade da Melhor Idade, Robson Oliveira e sua equipe.


“Estamos satisfeitos com toda esta mobilização. Este mês é muito especial. O idoso deve ser lembrado não apenas pelos direitos, instalação de placas específicas de acesso, mas pela importância do acolhimento, zelo e afetividade. O Prefeito Welberth Rezende está cada vez mais voltado para pauta dos idosos e equipamentos públicos, como o Centro de Convivência do Idoso, na Ajuda”, pontuou.



O filme - A narrativa “Viver duas vezes” levou o público a refletir sobre a fragilidade da existência e de como o tempo passa rápido. Durante o filme é destacada a importância do tratamento do paciente de Alzheimer precisa de amor, carinho e paciência por parte de seus familiares, tendo em vista que eles ficam com lacuna da memória. Emilio, sua filha e sua neta embarcam em uma louca jornada para encontrar o seu amor de juventude antes do personagem Emílio sucumbir ao Alzheimer.

Na narrativa são apresentadas questões sobre o papel do pai, criação conjunta, pobreza, direitos humanos, violência, drogas e abandono são pontuados no decorrer do longa, que se conclui provocando algumas reflexões, dentre elas: o mundo precisa dar condições para que pais possam ser pais. Macaé conta com cerca de 50 mil idosos, de acordo com o último censo demográfico realizado pelo IBGE.

Toda a programação da Semana do Idoso é organizada pela Coordenadoria do Programa Cidade da Melhor Idade e integra diversos setores do governo municipal.

Programação:


Dia 4 (quarta-feira)
Entrega do Troféu "Amigo do Idoso"

Auditório Cláudio Ulpiano (Cidade Universitária) - 19h

Dia 5 (quinta-feira)
Palestra "Longevidade Saudável"

Paço Municipal - 15h

Dia 6 (sexta-feira)
Show Banda Celebrare

Maquiagem gratuita para os 100 primeiros idosos que chegarem

Praça Washington Luiz - 18h


Fotos Relacionadas