Conscientizar, discutir, propagar e fazer valer as Políticas Nacional e Municipal do Idoso é a proposta que acontece até domingo, em Macaé, o I Fórum Municipal sobre a violência contra a pessoa Idosa, programação de abertura da Semana do Idoso. Autoridades, representantes de segmentos e sociedade, prestigiaram o início dos trabalhos na manhã desta terça-feira (25), no Teatro Municipal, evento que em seu primeiro dia de realização consolidou propostas com base em trabalhos em grupos a serem encaminhados aos poderes Executivo e Legislativo, a fim de fortalecer os direitos da população idosa.
Tendo como tema de trabalho a “Violência contra a pessoa idosa”, os participantes do I Fórum dedicaram-se ao alinhamento de propostas amplamente discutidas pelos presentes, criando um plano de ação para o enfrentamento ao problema que assola 35% desta parcela da população.
Compondo a mesa estiveram o presidente do Conselho do Idoso, Sebastião de Paula Piraí; presidente de honra do Idoso e patrona dos Grupos da Terceira Idade de Macaé, Margarida Mussi Ramos; presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), a primeira-dama Márcia Moraes, que representou o prefeito Riverton Mussi; secretária dos Direitos do Idoso, Cátia Crespo; representando o Legislativo Municipal, o vereador José Carlos Crespo e o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira.
Após entonação dos hinos Nacional e de Macaé, Piraí discursou dizendo lamentar constatar que, em tempos em que ocorre tanto desenvolvimento tecnológico, ainda acontecem discussões sobre violência contra idosos. “É lamentável ainda termos de conviver com números referentes à violência contra a população idosa. Eventos como a Semana do Idoso, realizado com comprometimento e responsabilidade, só ajudam na mudança deste cenário”, enfatizou, parabenizando a equipe técnica da secretaria do Idoso pelo empenho em realizar uma programação que tem por meta expor o que Macaé tem de melhor no lidar com esta parcela da população.
A patronesse dos Grupos da Terceira Idade, Margarida Mussi Ramos, emocionada, destacou os trabalhos e a atenção que o Poder Público municipal dispensam à população idosa de Macaé. “Hoje temos 19 grupos da Terceira Idade. Eu estou na terceira idade e tenho orgulho de desenvolver trabalhos destinados a este público. Estaremos sempre juntos”, encerrou.
A presidente do Capo, Márcia Moraes, parabenizou a iniciativa do I Fórum pela oportunidade que a sociedade tem de discutir e conhecer a Política do Idoso. A secretária Cátia Crespo, responsável pelo evento, destacou que violência contra o idoso é um assunto pouco tratado, mas que fere a alma do país. “Hoje verificamos que o cenário onde ocorre maior incidência de violência contra o idoso é no contexto familiar, atingindo, sobretudo, mulheres com mais de 75 anos. Mas a revelação que assusta é que os agressores são, na maioria dos casos, os próprios membros da família”, informou Cátia. Segundo ela, é preciso romper o pacto do silêncio que envolve o assunto e tornar públicos os casos de violência. “É preciso denunciar e a criação da secretaria dos Direitos do Idoso trouxe mais responsabilidades, porém melhores condições para atuarmos”, disse a secretária enfática.
O secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorjão Siqueira, iniciou sua fala destacando ser o segundo ano em que a Prefeitura de Macaé promove a Semana do Idoso, evento que tem como propósito muito mais que reunir esta parcela da população que, atualmente, está em torno de 11 mil pessoas, segundo dados do IBGE 2007, mas demonstrar o quanto o poder público municipal se importa e está empenhado para garantir melhor qualidade de vida.
- De hoje a domingo muitas serão as oportunidades de convivência, crescimento, reflexão e prazer. Teremos oportunidade de adquirir conhecimentos, de cantar, de apreciar belas poesias e trabalhos artísticos, de exercitar o corpo e a alma, de descobrirmos que, mesmo achando que já vivemos tudo, ainda temos muitas sensações a viver, assuntos a aprender e pessoas a conhecer”, declarou, passando otimismo e vitalidade. E prosseguiu: “A secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano tem como foco de trabalho o ser humano. E, é para cada um de nós, e me incluo neste contexto, pois também sou privilegiado pelas ações da municipalidade, que planejamos e executamos cada programa e projeto.”
Encerrando a solenidade de abertura a secretária Catia Crespo passou às mãos de Márcia Moraes uma placa de homenagem a ser entregue ao prefeito Riverton Mussi, iniciativa em agradecimento e em reconhecimento a criação da secretaria Executiva dos Direitos do Idoso.
A programação seguiu com palestras sobre “Violência contra a pessoa idosa”, ministrada pelo defensor público, Osvaldo Deleuse; “Defesa Jurídica dos idosos frentes à violência”, com a delegada titular da Delegacia da Terceira Idade – Rio de Janeiro, Catarina Noble; “Violência contra a pessoa idosa - Problema sério e quase desconhecido”, com a vice-presidenta do Rio Solidário, Izabel Lopes Monteiro; e sobre “Auto-negligência”, com Dina Frutuoso.
Ainda pela manhã houve apresentação e debate com o Juiz da Vara do Idoso, Felipe Gonçalves; a promotora do Ministério Público do Idoso, Ludmilla Mota e o delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé, Daniel de Mello.
O que ainda vem por aí
Quarta-feira (26/09)
Local: Sindipetro
Horário: 14 horas
14 horas – Palestra: Dermatose no Idoso Prevenção e Tratamento
Dermatologista Vera Peres
14h30 – Apresentação do trabalho da poetisa e coordenadora do Segmento Literatura/Poesia do Teatro Popular do Caminho Niemayer
15 horas – Apresentação de teatro
Grupo Ateliê da Vida
16 horas – Concurso de Poesia
17 horas – Concurso de Cantores da 3ª Idade
Premiações: Redação
Poesias
Cantores
Quinta-feira (27/09)
Local: Praça Veríssimo de Mello
9 horas – Abertura
Coral “As Seresteiras”
10 horas – Apresentação de atividades físicas
10h30 – Apresentação da Dança Sênior
12 às 13h30 – Intervalo para almoço
14 horas – Grupo de Dança “As Arteiras”
14h30 – Apresentação de atividades físicas
15 horas – Apresentação do Grupo Cantar Ninho do Sabiá (Grupo Alvorecer)
15h30 – Quadrilha do Grupo Amor da 3ª Idade
17 horas – Apresentação da Sociedade Musical Lira dos Conspiradores
18h30 – Missa em Ação de Graças ao Dia do Idoso – Igreja São João Batista
Domingo (30/09)
Local: Praia da Imbetiba
7h30 – VII Caminhada de Inverno da Terceira Idade