Idosos terão campanha em defesa dos seus direitos

03/08/2005 11:27:25 - Jornalista: Sonia Braga

A prefeitura de Macaé, através do Fundo Municipal de Assistência do Idoso (Fundai), lança nesta quinta-feira, dia 4, a campanha “O Idoso tem direito a ter direitos e a saber usufruí-los”. De acordo com a presidente do Fundo, Cátia Crespo Schueler de Souza, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população a respeito dos diretos da terceira idade. O lançamento está marcado para às 16h, na sede social do Tênis Clube.

Segundo informou Cátia, a partir de segunda feira, (8), tendas serão montadas nos bairros, começando pela Aroeira, com distribuição de panfletos explicativos sobre o Estatuto do Idoso e aproveitar o momento para traçar o perfil do idoso nos bairros, visando detectar as necessidades de cada um, levantando demandas que ainda são necessárias. A partir daí, ações serão desenvolvidas visando melhorar a qualidade de vida dos idosos do município.

A intenção é divulgar e conscientizar a comunidade a respeito do Estatuto do Idoso, criado em 2003, baseado na Política Nacional do Idoso, implantada pelo Governo Federal em 1994.

- Percebemos a necessidade de lançar esta campanha no nosso dia-a-dia. Na maioria das vezes, os idosos não são respeitados em situações corriqueiras, como filas de bancos e de ônibus. As pessoas se esquecem que o idoso ainda pode ser muito produtivo para a sociedade, explicou a presidente do Fundai.

A campanha será lançada com a participação de representantes do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, da Secretaria de Promoção Social e do prefeito Riverton Mussi, entre outras autoridades. Durante a solenidade, haverá apresentação de grupos de terceira idade com recital de poesias, dança, coral de seresteiras e esquete de teatro.