logo

Igreja de Santana vai ganhar iluminação

13/10/2005 18:04:14 - Jornalista: Simone Noronha

Construída em 1654, a Igreja de Santana, um dos principais marcos históricos de Macaé, vai receber iluminação artística externa. O prefeito Riverton Mussi, o secretário municipal de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, e o provedor da Irmandade Confraria de Santana, José Alberto Tavares Sueiro, assinaram nesta quinta-feira (13) o convênio com a Secretaria Estadual de Energia, Indústria Naval e do Petróleo para iniciar as obras, que devem ficar prontas até o fim do ano. Durante a assinatura, o prefeito anunciou a restauração da Igreja, que será feita pelo município.

“Vamos começar pelo telhado, que é a parte mais avariada da Igreja. Em janeiro, daremos início a todo o projeto de restauração da Igreja, inclusive a parte externa, com o coreto e o cruzeiro, que vai ganhar paisagismo”, comentou o prefeito. O provedor da Confraria disse que a recuperação da Igreja está sendo esperada há anos pela comunidade. “Tentamos fazer a obra, mas só contamos com doações, e corríamos o risco de modificar as características originais da Igreja. A iluminação externa e a reforma que será feita pela prefeitura é a realização de um sonho para todos nós da Confraria”, comentou Sueiro.

O projeto de iluminação não terá nenhum custo para o município: a obra faz parte de uma medida compensatória da Usina Termelétrica Norte Fluminense, da multinacional El Paso. No documento assinado nesta quinta, o prefeito e o provedor da Confraria autorizam que o Estado, através da UTE, inicie a obra. “Ainda não temos maiores detalhes do projeto, mas será uma iluminação grandiosa, que inclui toda a área externa.. A obra deve começar no máximo em 20 dias. A Igreja poderá ser vista de toda a cidade”, comentou o secretário Ricardo Meirelles.