Igualdade Racial apresenta filme em favor da eliminação da discriminação racial

25/03/2015 14:33:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O filme “Meu Mestre, Minha Vida” será o primeiro da mostra que a Coordenadoria da Igualdade Racial oferecerá a estudantes da rede municipal e do programa Jovem Aprendiz. A sessão será nesta quinta-feira (26), às 14h, no auditório do Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo), localizado na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro. Para este evento, foram convidados alunos da Escola Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão, no Centro, e do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac), no bairro Novo Botafogo. O evento é aberto ao público e é gratuito.

A expectativa é que cerca de 70 pessoas se reúnam para a sessão que faz alusão ao dia 21 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A mostra integra o projeto Cabeça de Nego, que tem, entre outras ações afirmativas, a promoção de rodas de conversa para o debate de temas ligados às relações raciais. O filme “Meu Mestre, Minha Vida” aborda, principalmente, o papel e a contribuição de cada um em favor da Eliminação da Discriminação Racial. Ações com o mesmo propósito acontecem nesta semana em todo o mundo.

Sinopse: com o título original ‘lean on me’, o filme ‘Meu Mestre, Minha Vida’, lançado em 1989, conta a história do professor Joe Clark (Morgan Freeman). Ele é convidado pelo seu amigo Frank Napier (Robert Guillaume) a assumir o cargo de diretor de uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, Clark comanda com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, às vezes até violentos, a instituição. Dessa forma, o diretor consegue com que alguns alunos da escola, que sofrem com problemas relacionados ao tráfico de drogas, racismo e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Seus métodos contraditórios atraem admiradores, mas também inimigos. A duração do filme é de 104 minutos.