Foto: Bruno Campos
Prefeitura comemora Dia do Professor com homenagem nesta quarta (16), às 10 horas e às 14 horas, no Centro Administrativo Luís Osório
O Dia do Professor foi lembrado pelos educadores dos segmentos do Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal de ensino durante toda a semana. A data alusiva ao Dia do Professor é comemorada nesta terça-feira (15), data em que a Prefeitura de Macaé homenageia aos professores que lecionam no ensino municipal.
Uma das programações em homenagem ao professor será nesta quarta-feira (16) com o encontro promovido pela Coordenadoria de Igualdade Racial (CEPIR). A roda de conversa será realizada no Centro Administrativo Luís Osório, às 10h e 14h. Para o momento foram convidados professores e representantes das 105 escolas da rede municipal de ensino.
Segundo a Coordenadoria de Igualdade Racial, a finalidade do encontro não é apenas realizar homenagem e confraternização, mas contribuir com troca de experiências e ampliação de conhecimentos. Para isso, a Coordenadoria convidou três educadoras para abordar assuntos direcionados às ações voltadas para a lei federal 10.639 de 2003, que garante a obrigatoriedade da História e da Cultura Afrobrasileira no currículo oficial da rede de ensino.
Segundo a Coordenadora de Igualdade Racial, Zoraia Braz, a data que será voltada para a celebração do Dia do Professor será marcada por uma “ciranda de papo e memória”. Além da troca de experiências na mesa-redonda, os profissionais terão a oportunidade de conhecer obras referentes ao assunto da Africanidade nas escolas.
Palestras - Entre as palestrantes convidadas estão a jornalista, mestre e doutora em Educação, Stela Guedes Canuto. Outra convidada é a doutoranda no programa de pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Selma Maria da Silva. Ela também é escritora de publicações como “A Lei 10.639-03 e a formação de professores” e “Educação e Afrodescendência no Brasil”.
Stela Guedes participou da publicação da obra “Educação, Cultura e Literatura Afrobrasileira: contribuições para discussão da questão racial na escola”.
O evento contará ainda com a presença da professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) com especialidade em Narrativas de Mulheres Negras, Fernanda Felisberto.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Tomaz, este ano o Dia do Professor ganhou uma conotação especial em virtude das conquistas alcançadas pelos profissionais.
- Esta gestão avançou muito na área da Educação. Tanto os professores que já atuam na rede municipal, quanto os mais de 370 que estão chegando e se preparando para tomar posse e escolher a unidade, vão reforçar o trabalho em prol da melhoria da qualidade do ensino. Todas as metas estabelecidas pela pasta estão sendo alcançadas e outros projetos que ainda temos, pretendemos concluir até o final desta gestão - ressaltou.
A rede municipal de Macaé convocou em setembro 373 novos professores. Deste total, 367 são professores A ( Educação Infantil e Ensino Fundamental) e seis são C ( professores da disciplina de Espanhol). Os profissionais foram aprovados no último concurso público para o magistério, realizado no ano de 2011.