Cerimônia reconhece lideranças comunitárias que lutam contra o racismo
Com o objetivo de reconhecer as lideranças comunitárias que exercem atividades coletivas para toda a população, a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizará, nesta sexta-feira (8), a entrega do Prêmio Carukango Vive 2023. O evento acontecerá a partir das 18h30, no auditório da Cidade Universitária.
A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Dias, destaca a importância do reconhecimento.
“A finalidade é enaltecer, dar luz às lideranças comunitárias ou não que vem realizando atividades coletivas em prol dos munícipes. Projetos que visam combater o racismo e melhorias nas relações humanas como, por exemplo, na música, cultura, saúde, política, empreendedorismo, projeto social, educação, esporte, enfim, personalidades que se destacaram ao longo do ano”, frisa a secretária.
“Carukango é um herói que estabeleceu seu quilombo no século XIX na Serra do Deitado, entre a região serrana de Macaé e Conceição de Macabu. Ressignificar, recriar essa história nos espaços escolares é fundamental para que saibam que aqui existiu um quilombo de resistência e quem o liderava era um príncipe de Moçambique chamado Carukango. O quilombo de Carukango é o maior do estado do Rio de Janeiro e o segundo maior do Brasil”, pontuou Matias.