Em comemoração pelo bicentenário de Macaé, a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial da Prefeitura realizará vários eventos no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, entre os dias 25 e 29 de julho, sempre a partir das 14h. A programação, que comemora também o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (neste dia 25), será no estande da prefeitura.
Uma atividade será o lançamento da cartilha institucional com legislações que garantem e protegem os direitos dos afrobrasileiros. Entre as leis, estão as legislações 10639 e 11645, que instituem o ensino nas escolas públicas da cultura afrobrasileira e indígena.
Também haverá homenagens a quatro personalidades negras que contribuíram com ações afirmativas e se destacaram em Macaé. Para a Coordenadora Extraordinária de Igualdade Racial, Zoraia Bras, elas são referências e servem de exemplo para os mais jovens.
Shows
No parque haverá também a partir das 19h, show com Amanda Amado, acompanhada pelo grupo Conversa Comigo. Eles cantarão Música Popular Brasileira, incluindo samba de raiz em seu repertório.
Na sequência, a Cia de Artes Intensa Luz mostrará as coreografias ‘Liberdade’ e ‘Brasil’. Depois é a vez de dois casais apresentarem danças latinas (salsa e zuck).
Encerrando as apresentações haverá o grupo de samba de roda da Utecab.
Exposições
No estande institucional ainda ocorre até segunda-feira (29), aniversário de Macaé, exposições dos artistas plásticos Beth Medeiros, Luciano Pauferro e Jomapina, com seus criativos quadros e peças.
A Comemoração
Para Zoraia Bras, a comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha é uma reafirmação para essas mulheres continuarem ascendendo no mercado de trabalho, ocupando espaços políticos, nas áreas de comando e de gerência.