O evento visa promover a cooperação para o conhecimento científico
A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas realiza, na segunda e terça-feira, (24 e 25), das 8h às 17h, o II Congresso Municipal de Políticas sobre Drogas, no auditório do Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, localizada na rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
O evento visa promover a cooperação para o conhecimento científico. Além de reunir pessoas com interesses em comum, tem perspectiva de ampliação dos espaços democráticos de diálogos e divulgação da produção de conhecimento, atividades preventivas, fortalecimento da rede de cuidado e assistência, apresentação de propostas para compromissos e ações na construção de políticas públicas mais eficazes na área de combate ao álcool, tabaco e outras drogas em Macaé.
O tema das palestras será "Diálogos Intersetoriais na Rede de Álcool, Tabaco e outras Drogas". No primeiro dia, terá Mesa Redonda com o Prefeito Dr. Aluízio e autoridade locais. Em seguida, a assistente social Cristina Brites fará a abertura. Na parte da tarde, das 14h às 16h30, terão duas salas com temas diferentes a serem abordados.
Na sala A, o coordenador do Observatório de Cuidados em Saúde de Macaé, professor Emerson Merhy falará de Diálogos com a rede de atenção e cuidado sob a perspectiva da redução de danos. Na sala B, a palestra do secretário Municipal de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes dos Santos, terá como assunto, (Re)Inserção socioprofissional: compromissos e ações para construção de políticas públicas municipais.
No dia 25, o ponto abordado na sala A será Tabagismo - (re)descobrindo alternativas de prevenção, com a pneumologista da área técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, Patrícia Meireles e o coordenador Estadual do Programa de Controle de Tabagismo, Samir Feruti Sleiman. Na sala B, a professora Erotildes Maria Leal falará sobre Políticas públicas sobre álcool e outras drogas desafios da atualidade.
Na parte da tarde, das 14h às 16h30, o palestrante José Mauro Braz irá dialogar, na sala A, sobre Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) diálogos sobre este relevante problema de saúde pública. Na sala B, o assunto será as Redes vivas e atuantes: experiências e desafios do cuidado, com as palestrantes Teresa Cristina Endo e Diana Jenifer Ribeiro. Às 16h30, será o encerramento cultural.
As vagas são limitas. O interessado deve se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/1j8BCNVzvhjb4f93lk-l44Rcn4GOK0xng5BUlnhAav9Q/viewform?c=0&w=1.
*Com acompanhamento da Secom