logo

II Encontro de Economia Solidária acontece nesta terça-feira

18/02/2008 11:19:32 - Jornalista: Catarina Brust


A prefeitura de Macaé promove nesta terça-feira (19), às 9h, o II Encontro de Economia Solidária, na secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), no bairro da Ajuda. O objetivo é discutir políticas públicas para o setor de economia popular solidária (Ecopopsol), que tem como finalidade a geração de fontes alternativas de trabalho e renda. O encontro terá a participação dos grupos produtivos que têm apoio da Incubadora de Empreendimentos vinculada à Semtre, que estarão expondo e vendendo seus produtos.

A Incubadora de Empreendimentos atua hoje como gestora dos grupos produtivos, associações e empresas autogestionárias. O principal objetivo da Incubadora é funcionar como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando à geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.

Cerca de 300 pessoas são beneficiadas com a implantação do projeto de Ecopopsol desenvolvido na gestão do prefeito Riverton Mussi. Ao todo, são quinze grupos produtivos do segmento de artesanato, agricultura familiar, ervas medicinais e outros empreendimentos populares. O movimento de economia solidária promove a inclusão social por meio da valorização do artesanato e da cultura local, estimulando o empreendedorismo popular.

Trabalhos artesanais com fibras de bananeira, escamas de peixes (chaveiros, pulseiras, colares), retalhos de tecido, palha de milho, além de ervas medicinais, camisas e bolsas são alguns dos artigos produzidos pelos grupos das Mulheres de Glicério, Mulheres do Lagomar, Associação de Usuários de Saúde Mental (Aspas), Serra em Arte, Assentamento Celso Daniel, Cooperativa de Costura e outros.

Feira de Interação Social – Para a comercialização dos objetos confeccionados pelos grupos produtivos, a prefeitura de Macaé promove a Feira Social de Interação que é realizada periodicamente em eventos. Durante o mês de dezembro, os grupos venderam seus produtos na Feira de Interação Social, realizada na Sociedade Musical Nova Aurora. Os grupos também participaram do III Festival de Economia Solidária, em Angra dos Reis, no sul fluminense, em 2007. Os grupos também comercializam seus produtos por meio de encomendas solicitadas.

A prefeitura está fazendo obras num espaço no centro do Arraial do Sana, para a realização da Feira de Interação Social do Sana. O terreno, localizado no centro do arraial do distrito, terá 17 estandes, banheiros, palco, teatro de arena, banheiros, salas de administração e de evento. O objetivo do prefeito Riverton Mussi é que a população local tenha um espaço permanente para a divulgação e comercialização de artesanato, cultura, agricultura familiar e economia solidária.