logo

II Encontro de Economia Solidária será no dia 19

12/02/2008 11:08:06 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé promove no próximo dia 19 o II Encontro de Economia Solidária, na secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), no bairro da Ajuda. O objetivo é discutir políticas públicas para o setor da economia popular solidária (Ecopopsol), que tem como finalidade a geração de fontes alternativas de trabalho e renda. O encontro terá a participação dos grupos produtivos que têm apoio da Incubadora de Empreendimentos vinculada à Semtre.

A Incubadora de Empreendimentos atua hoje como gestora dos grupos produtivos, associações e empresas autogestionárias. O principal objetivo da Incubadora é funcionar como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.

Em Macaé, cerca de 300 pessoas são beneficiadas com a implantação do projeto de Ecopopsol desenvolvido na gestão do prefeito Riverton Mussi. Ao todo, são quinze grupos produtivos do segmento de artesanato, agricultura familiar, ervas medicinais e outros empreendimentos populares. O movimento de economia solidária promove a inclusão social por meio da valorização do artesanato e da cultura local, estimulando o empreendedorismo popular.

Trabalhos artesanais com fibras de bananeira, escamas de peixes (chaveiros, pulseiras, colares), retalhos de tecido, palha de milho, além de ervas medicinais, camisas e bolsas, podem ser encontrados pela população no local. Mulheres de Glicério, Mulheres do Lagomar, Associação de Usuários de Saúde Mental (Aspas), Serra em Arte, Assentamento Celso Daniel, Cooperativa de Costura e outros, são alguns dos grupos apoiados pela Incubadora de Empreendimentos.

Feira Social de Interação – Para a comercialização dos objetos confeccionados pelos grupos produtivos, a prefeitura de Macaé promove a Feira Social de Interação que é realizada semanalmente na Sociedade Musical Nova Aurora. Além disso, a Semtre também promove feiras itinerantes durante eventos que acontecem no município, como o IV Seminário Nacional Roubo de Cargas, Pirataria e Segurança nas Estradas, e o Congresso Nacional das Guardas Municipais, que foram realizados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Os grupos também participaram do III Festival de Economia Solidária, em Angra dos Reis, no sul fluminense. Os grupos também comercializam seus produtos por meio de encomendas solicitadas.

A prefeitura está construindo o espaço físico definitivo para a realização da Feira Social de Interação do Sana. O terreno, localizado no centro do arraial do distrito, terá 17 estandes, banheiros, palco, teatro de arena, banheiros, salas de administração e de evento. O objetivo do prefeito Riverton Mussi é que a população local tenha um espaço permanente para a divulgação e comercialização de artesanato, cultura, agricultura familiar e economia solidária.