Foto: Arquivo Secom
Encontro vai reunir equipes do Minha Escola Querida
Mais de mil voluntários do programa Minha Escola Querida, da Secretaria de Educação, participam neste sábado (4) do II Encontro Municipal de Voluntários, que acontece a partir das 14h, no Ginásio Poliesportivo. O evento terá atrações culturais, gincana e sorteio de prêmios, entre eles, duas passagens para Salvador. A entrada é franca, mas quem quiser pode doar um quilo de arroz.
A primeira edição do Encontro de Voluntários reuniu no ano passado mais de 700 pessoas no Centro de Convenções. Dessa vez, estima-se que o número de participantes chegue próximo do dobro. “A realização dos Encontros de Voluntários é uma forma de prestigiar essas pessoas que emprestam o tempo de descanso ao trabalho espontâneo em favor de suas comunidades”, enfatiza a coordenadora do Minha Escola Querida, Sonia Terezinha Gonçalves.
O Minha Escola Querida veio para ficar. Implantado em 2009, pela ex secretária de Educação, a vice prefeita Marilena Garcia, o projeto foi transformado em programa devido à boa acolhida de centenas de voluntários que apoiaram a proposta, disponibilizando talento e habilidade em prol das escolas das comunidades onde estão inseridos. O mutirão não é destinado a fazer obras nas escolas, mas para resgatar a cultura de pertencimento, fazendo com que a comunidade sinta-se parte integrante e também responsável por elas .
Na rede do Banco de Voluntários estão 20 guardas municipais e 20 militares do Forte Marechal Hermes. Junto a eles, empresários e moradores da comunidade colocam a mão na massa e no pincel, além das ferramentas que cada um emprega de acordo com suas habilidades para deixar as escolas mais bonitas e bem conservadas, conscientes de que estão cuidando do patrimônio pertencente a todos .
Os mutirões são realizados de dois em dois meses. Das 109 escolas do município 10 já se beneficiaram com o trabalho voluntariado. Os mutirões são realizados de dois em dois meses. A Creche MAI Carmem de Jesus França irá receber o último deles nos dias 11 e 12, fechando a programação do ano letivo de 2010. O programa tem cerca de 70 parceiros empresariais.
Preparado por voluntários para voluntários, o encontro do próximo dia 4 acontecerá um pouco depois da data criada pela Secretaria de Educação para comemorar o Dia Municipal do Voluntário – 25 de novembro. Com isso, Macaé está fazenso a parte que lhe para atender as diretrizes da ONU – Organização das Nações Unidas, no que se refere à Lei do Voluntariado.
O evento tem o patrocínio do Supermercado J. Pavane, Personal Service e Universidade Estácio de Sá. A Up Viagens de Macaé concederá duas passagens aéreas (de ida e volta) para Salvador no sorteio entre os participantes, que concorrerão ainda a diversos prêmios, entre eles, bicicletas, ventiladores, liquidificadores, cafeteiras, e outros.