No último dia do II Fórum Norte Fluminense Governos e Desenvolvimento Urbano, com o tema “Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: Desafios e Possibilidades para Ações Comuns”, debates sobre Educação Ambiental e Participação Cidadã fecharam o evento.
No período da manhã, às 10h, Nilo Azevedo, coordenador do Núcleo Norte Fluminense da UENF; Marcelo Gantos, palestrante do Territórios do Petróleo; Geraldo Timóteo, palestrante da Pescarte; Sandra Miscali, palestrante da NEA-BC; e Gustavo Smiderle, articulador do Núcleo Norte Fluminense, realizaram a mesa temática 04, intitulada “Participação, controle social e educação ambiental na Bacia de Campos: promovendo sustentabilidade e engajamento comunitário”
O Fórum é uma iniciativa do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, como parte das atividades do projeto financiado pela FAPERJ e intitulado “Como se governam as cidades? Os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do Estado do Rio de Janeiro”. A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e a Prefeitura de Macaé são parceiras na organização.
O evento tem, ainda, o apoio do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do governo federal, e do INCT Observatório das Metrópoles, que opera uma pesquisa em rede em 18 núcleos espalhados pelo país.
Às 14h, o evento encerrou com a mesa temática 05, abordando o tema “Participação cidadã na gestão urbana: construindo cidades para todos”, sendo também coordenada pelo professor e pesquisador Nilo Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF. A mesa contou com a participação de Humberto Meza, articulador do Núcleo Rio e Norte Fluminense – UFRJ; Luciano Fedozzi, palestrante do Núcleo Porto Alegre – UFRGS; e Nelson Rojas, palestrante do Núcleo Rio de Janeiro – UFRRJ.