Foto: Lívio Campos
O evento foi marcado pelo testemunho de voluntários sobre o prazer de realizar este trabalho
Com muita alegria e disposição, cerca de 600 voluntários se reuniram na noite desta quarta-feira (23), às 19h, para o III Encontro Municipal de Voluntários. O evento, que foi organizado pela Prefeitura Municipal de Macaé, por meio do programa Minha Escola Querida, da Secretaria de Educação, foi marcado pelo testemunho de voluntários sobre o prazer de realizar este trabalho.
Para a Vice-prefeita e idealizadora do Programa Minha Escola Querida, Marilena Garcia, o trabalho voluntário é extremamente gratificante e ajuda as pessoas a entrarem em contato com o que há de mais humano.
- O trabalho voluntário nós fazemos não por dinheiro, mas por desejo, por escolha. A vida me apresentou duas situações difíceis de serem enfrentadas e que me levaram ao trabalho voluntário no combate ao câncer de mama. Dessas, em 90, no primeiro câncer, fui pega de surpresa, e vivi a experiência da dor, do medo, insegurança. E começamos a nos juntar e quisemos aprender. Fomos nos unindo pelo conhecimento e nos capacitando como voluntárias no combate ao Câncer de Mama, e formamos uma grande organização nacional, a Unamama. Quando voltei a Macaé, trouxe este trabalho comigo, e este ano voltei a meu trabalho voluntário nesta luta, e esta é a minha homenagem a vocês, - relatou Marilena.
O secretário de Educação, professor Guto Garcia, também lembrou sua experiência como voluntário. “Durante a faculdade, fui voluntário em um curso de pré-vestibular na Rocinha e foi um trabalho muito gratificante. É muito bom ver que com alguns gestos podemos mudar uma vida, uma realidade. Gostaria de agradecer e parabenizar a todos os voluntários do município por sua dedicação, especialmente neste momento difícil em que a maioria das pessoas, das empresas estão cada vez mais centradas no lucro, no indivíduo, e vocês se dedicam de forma altruísta ao trabalho em favor do próximo”.
A coordenadora do programa Minha Escola Querida, Sônia Teresinha, agradeceu a Marilena por ter confiado a ela o projeto e ao secretário Guto Garcia por ter acreditado no projeto e dado continuidade. “Desde 2009, venho conquistando amigos neste programa, que é um presente. Este evento de hoje foi idealizado pelo secretario de Educação, Guto Garcia, para parabenizar todos os voluntários dos diversos segmentos de Macaé. O Minha Escola Querida é um projeto que fortalece o indivíduo, que se reconhece em sua história e entende a sua responsabilidade”, disse, agradecendo aos alunos do curso de Gestão em Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá pela participação e pela ajuda na organização do evento e às empresas, que sempre participaram dos mutirões.
Durante o evento, foi convidada uma das famílias que participaram do Mutirão do Colégio Balneário Lagomar para falar sobre sua experiência como voluntária. “Minha mãe sempre me ensinou a abraçarmos um órgão em qualquer lugar que morarmos, e desde que me mudei para o Lagomar, sempre busquei participar e ajudar a escola. Participei durante três anos do Escola em Ação e, quando houve o mutirão, participei. Sempre que tiver oportunidade, farei o que puder pela escola”, ressaltou Elza Santos Alves.
Também foram homenageados os voluntários que participaram desde o primeiro Mutirão, entre eles as empresas Emoldurart, Flashprint, Odebrescht, Petrobras, Supermemercado Litoral, além da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Art Luz, Forte Marechal Hermes, Fundação Mokiti Okada, Amor da Melhor Idade, Guarda Municipal, Estácio de Sá e o Artista de Grafite conhecido como Muk e o tecladista Sirlei.
O evento foi realizado com a colaboração de empresas voluntárias, entre elas: CVC, Universidade Estácio de Sá, Litoral Supermercados, Agência Brasil, Blasting, Qualivitta, Alphatec, Flashprint, Odebrecht, Instituto Carmargo Correa, CGC, Apae Macaé/RJ, Petrobras, Aliminas, ACIM, Forte Marechal Hermes, Emoldurart, Madaterra, Riophoto, Kaz Estudio Fotográfico, Mil Artes, MacClean, Evolução Tansportes, Halliburton e Donatela, Ferragens Guimarães, Moreira Arantes Seguradora, Giro Lar, Vip Notebooks, Larissa Cosméticos, Quissamix, Orla I, Atuação Jovem, Comap, Mundial, e Artetud Comunicação Visual além da colaboração do Centro de Educação Tecnológica e profissional (Cetep) e do Programa Macaé Inteligente, ambos da Secretaria Municipal de Educação.
Confira a relação de prêmios:
- passagem com acompanhante e hospedagem por 05 dias em qualquer lugar do país(CVC)
- 3 bicicletas
- 2 torradeirass\
- 2 espremedores de frutas
- 7 cafeteiras,
- 2 ferros elétricos
- 1 secador de cabelos
- 10 almoços no Kabanas
- 2 pranchas de cabelo
- 1 mixer
- 1 forno elétrico
- 1 DVD
- 1 ducha/chuveiro
- 1 aparelho telefone fixo,
- 1 ventilador
- 1 conjunto de teclado e caixas de som para computador
- 7 Grills,
- 1 boneca
- Bijuterias
--