As propostas para a criação do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial serão traçadas, neste sábado (2), no Centro Cultural Rinha das Artes, das 8h às 17h. Preparado com esta finalidade, o evento é organizado pela Vice-Presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial (Ceppir), da Fundação Macaé de Cultura. A inscrição digital para o encontro de trabalho está aberta desde o dia 17 de junho. Para participar do debate ainda dá tempo, é só clicar aqui até às 17h. O link direciona ao portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br), aonde se encontra o formulário de inscrições, mas que também serão aceitas até o início do evento.
O Plano Municipal vai nortear as ações locais dos diversos setores da administração pública municipal, em especial as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Juventude, Gênero, Desenvolvimento Econômico e Social. As propostas para a criação deste instrumento serão discutidas e apresentadas por grupos temáticos, coordenados por representantes legais dos conselhos municipais. Vão ser consideradas até dez propostas para cada tema norteador. A votação será em plenária. Toda a sociedade está convidada a participar como ouvinte, embora esteja representada na construção do Plano pelos conselheiros.
O III Fórum Municipal de Igualdade Racial apresentará a palestra do ex-superintendente Estadual de Igualdade Racial, Dr. Marcelo Dias, membro da Comissão da Verdade sobre Escravidão e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB do Rio de Janeiro. Marcelo Dias é também o responsável pela criação do Plano Estadual de Igualdade Racial. Ainda como convidado, o Fórum terá como palestrante o médico infectologista Charbel Kury, responsável pelo atendimento à população quilombola na cidade de Campos dos Goytacazes.