logo

Iluminação da Igreja de Santana será inaugurada nesta sexta-feira

07/12/2005 17:59:44 - Jornalista: Simone Noronha

Os integrantes da Confraria de Santana, uma das mais antigas entidades de Macaé, estão em clima de contagem regressiva. A iluminação artística da Igreja de Santana, mantida pela entidade, será inaugurada com festa nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 19h. “É o começo da realização do nosso sonho, que é ver a Igreja restaurada”, comentou o provedor da Confraria, José Alberto Tavares Sueiro.

Além dos membros da Confraria e da comunidade de Santana, participam da inauguração o prefeito Riverton Mussi, o secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, o secretário estadual de Energia, Industria Naval e Petróleo, Wagner Victer, e o presidente da UTE Norte Fluminense, Dominique Silvain. Iluminada, a Igreja poderá ser vista de toda a cidade. “Será um belo presente de Natal para Macaé, e o que é melhor: vai durar o ano inteiro”, disse o secretário Ricardo Meirelles.

As equipes que trabalham na obra estão acertando os últimos detalhes. A iluminação será subterrânea, embutida na estrutura com o foco de cima para baixo, feita em veias laterais sobrepostas ao piso. Serão colocados 26 refletores de 70 a 250 watts de potência, sendo quatro na torre (cúpula) da Igreja. O Cristo será iluminado com lâmpada a vapor metálica. A iluminação é totalmente automática, tendo 10 tipos diferentes de programação. A fachada externa terá duas cores: a base branca e os detalhes em salmão.

A iluminação da Igreja é fruto da articulação da prefeitura, através Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, com a Secretaria Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Os recursos do projeto são oriundos de contrapartidas à concessão de incentivos para a implantação da Usina Termelétrica Norte Fluminense, instalada em Macaé e pertencente ao grupo estatal francês de energia EDF.

Restauração – A partir de janeiro, a prefeitura começa a fazer a restauração completa da Igreja, que já começou pela pintura externa feita será feita pelo município “Vamos fazer todo o projeto de restauração da Igreja, inclusive a parte externa, com o coreto e o cruzeiro, que vai ganhar paisagismo”, comentou o prefeito Riverton Mussi.

O provedor da Confraria disse que a recuperação da Igreja está sendo esperada há anos pela comunidade. “Tentamos fazer a obra, mas só contamos com doações, e corríamos o risco de modificar as características originais da Igreja. A iluminação externa e a reforma é a realização de um sonho para todos nós da Confraria”, comentou José Sueiro.