Imagens históricas de Macaé podem ser doadas ao Solar dos Mellos

20/02/2013 12:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Imagens podem ser doadas ou disponibilizadas para o Solar dos Mellos

O Solar dos Mellos começou um trabalho de ampliação do acervo da história de Macaé. A iniciativa vai contribuir com o bicentenário do município, no mês de julho, quando serão realizadas diversas ações que marcarão os 200 anos. A ideia é incentivar moradores ou não que tenham registros familiares desse período. Vale qualquer tipo de publicação: fotos, revistas, jornais, vídeos e outras.

As imagens podem ser doadas ou disponibilizadas para o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro. Os arquivos podem ser digitalizados no próprio espaço e serão devolvidos ao autor da obra. Todo o material fará parte do Fundo de Fotógrafos Anônimos que, atualmente, já conta com fotografias de diversas pessoas do município.

O objetivo é reunir diversos dados históricos de Macaé em uma ação coletiva de resgate da memória da cidade. Nos próximos meses, o Solar dos Mellos realizará um trabalho de educação patrimonial com a rede pública de ensino e outras representações da sociedade. Além disso, a proposta é lançar um selo do bicentenário.

Educação Patrimonial

No segundo centenário do município, a prefeitura busca despertar na população o desejo de conhecer e conviver com os bens culturais enquanto patrimônio coletivo, proporcionando melhor qualidade de vida. Desta forma, a nova gestão municipal acredita que a importância da educação patrimonial passa a ser uma ação conjunta a todos que se sentem responsáveis pela defesa permanente do patrimônio das artes e da cultura.


Fotos Relacionadas