Foto: Maurício Porão
A primeira etapa das obras de revitalização da orla de Imbetiba está em ritmo acelerado. A previsão é que o trecho entre a rotatória da Avenida Agenor Caldas e Cemitério da Igualdade esteja pronto até o novembro. O objetivo é resgatar a importância histórica do bairro, proporcionando melhor qualidade de vida a moradores e visitantes.
De acordo com a Secretaria de Obras, está sendo executada a colocação de tubulações de esgoto e água pluvial, além de instalação subterrânea para redes de telefonia e energia.
- Também estamos fazendo a concretagem da pista e colocação de pedra portuguesa nas calçadas. A próxima medida será realizar a obra no trecho entre a rotatória e o prédio da Petrobras. O andamento das obras dependerá das boas condições do tempo para executarmos os serviços, explicou o arquiteto Leonardo Soares, fiscal responsável pela Obra.
O projeto de revitalização contará com sete mil metros quadrados de pedras portuguesas nas calçadas,10 mil metros quadrados de pavimentação da pista de veículos,1.500 metros lineares de meio-fio, 800 metros de rede de esgoto nas ruas perpendiculares e, ainda, 1.720 metros de rede de águas pluviais. Além disso, o projeto contempla mureta de proteção e ciclovia. Para a iluminação, serão instalados 48 postes com 192 luminárias.
A praça já existente no local será reformada, incluindo a construção de duas pérgulas. A proposta é garantir o sombreamento no parque e na área das mesas. Além disso, serão instalados novos brinquedos no playground infantil, bancos e um banheiro público. Uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia, entre outras intervenções.