Foto: Divulgação - Mobilidade Urbana
Um trecho de ciclofaixa liga a Praia do Forte à orla
A Imbetiba recebeu ações que estão previstas no Plano Cicloviário neste final de semana: um novo trecho de ciclofaixa que liga a Praia do Forte à orla, em toda sua extensão. E para inaugurar a nova faixa para ciclistas, os membros do Grupo de Trabalho formado para elaboração do Plano e usuários deste modal de transporte promoveram um passeio ciclístico, que aconteceu na tarde de sábado (11).
A implantação da nova ciclofaixa também é um complemento ao projeto de revitalização e reurbanização da orla da Imbetiba. Com aproximadamente, 1,5 km, a área reservada aos ciclistas vai desde a Praia do Forte, passando pela Rua Augusto de Carvalho e em seguida pela Rua da Igualdade. No cruzamento com a Avenida Elias Agostinho, a partir da ligação com a ciclofaixa, os usuários podem acessar a ciclovia, beirando a areia, por toda extensão da orla.
A intenção, de acordo com o Plano Cicloviário, é que, futuramente, a ciclofaixa da Imbetiba seja estendida até que chegue a Barra, passando pela Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia), no Centro. No entanto, em paralelo a estas iniciativas para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte viável, ações educativas estão sendo preparadas pela Mobilidade Urbana.
- O principal fator para que as áreas para circulação dos ciclistas funcionem com segurança é a educação, e temos como uma das prioridades trabalhar pela harmonia entre condutores e ciclistas. Apesar de Macaé não ter esta cultura ainda, a intenção é que a cidade seja interligada por ciclovias e ciclofaixas desde a Zona Norte até a Zona Sul, mas com a segurança, a educação e a fiscalização sendo trabalhadas para que este projeto seja eficaz – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
A usuária deste tipo de transporte, Márcia Moreira, comemora a iniciativa e espera que logo seja expandida a outros lugares da cidade. “Gostei muito deste trecho aqui da Imbetiba e espero que seja adotada em outros lugares também para facilitar a locomoção de todos. Já tem uns dois anos que me desloco de bicicleta, sempre que posso, e acho que a cilofaixa vai incentivar outras pessoas a utilizarem bicicleta também”, afirmou.
Plano Cicloviário – Para elaborar o Plano Cicloviário, que fará parte do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé, foi formado um Grupo de Trabalho. Fazem parte dele representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), da Câmara Permanente de Gestão (CPG), do Controle Interno, da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, da Federação de Ciclismo do Estado do Rio (FECIERJ) e de usuários de bicicleta de Macaé, além do vereador Luciano Diniz, representando a Câmara Municipal.
- Estamos estreando este primeiro trecho da Imbetiba e temos que parabenizar a Prefeitura e todos da comissão formada pela iniciativa. É uma alegria muito grande saber que a população poderá contar com este benefício – finalizou o vereador.
Além do secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, e do parlamentar, participaram do passeio ciclístico o coordenador geral da CPG, José Walmir Dias, o presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, e demais membros da equipe e usuários de bicicleta da cidade.