Imburo recebe Fórum do Orçamento Participativo nesta quinta

21/05/2015 11:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Com os encontros, a população pode contribuir para a definição de obras

Os fóruns do Orçamento Participativo (OP) continuam nesta quinta-feira (21), às 18h, em Macaé. Desta vez, representantes da Câmara Permanente de Gestão (CPG) e conselheiros estarão no bairro Imburo, setor administrativo Vinho, na Escola Estadual Municipalizada de Educação Infantil Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani. O objetivo é fazer um levantamento das necessidades de obras na comunidade.

A iniciativa já contemplou quatro localidades este mês. Entre elas, Córrego do Ouro, Campo do Oeste, Glicério e Barra. As ações prosseguem na próxima semana. Os encontros acontecerão, na Praia Campista, terça-feira (26), às 18h30, no Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, e no sábado (30), às 9h, Bicuda Grande, no Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo.

O OP é uma ação conjunta, realizada entre governo e sociedade, que permite a participação popular na escolha de prioridades e na utilização da parcela do dinheiro público destinado aos investimentos municipais. É um processo de educação para a cidadania, em que as discussões, dentro da comunidade, se consolidam como a melhor maneira de dividir as responsabilidades sobre as decisões que todos os cidadãos adotarão em benefício de seu bairro e de sua cidade.

Para 2015, a Prefeitura de Macaé disponibiliza um total de R$ 18,5 milhões para as obras do Orçamento Participativo (OP), atendendo às necessidades levantadas em 2014. No ano passado, por exemplo, foram construídas escolas de educação infantil nos bairros São Marcos e Novo Horizonte, e no distrito de Córrego do Ouro. O Conselho do Orçamento Participativo é formado por 22 conselheiros: 11 representantes de cada setor e 11 dos poderes Executivo e Legislativo.