Desde que começaram a ser implementadas pela diretoria novas atividades metrológicas no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), os resultados positivos não param de crescer. Os serviços realizados na área de calibração e de pressão continuam em constante crescimento. Nos meses anteriores, a marca atingiu os 100%. Já neste mês resultado está em torno de 58%.
De acordo com o diretor Financeiro, Luiz Guilherme de Mattos, o Instituto está atingindo os objetivos planejados na calibração de instrumentos, principalmente, na área de pressão. “Estreitamos as relações com a Rede Petros/BC, GEPS (Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços) e diversas outras empresas. Nossos resultados, em volume de serviços, cresceram aproximadamente 58%”, disse.
O próximo passo agora, segundo Guilherme, é acreditar (credenciar) os laboratórios dimensional, de audiometria e de elétrica, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e a Rede Brasileira de Calibração (RBC). Isso deve acontecer até dezembro deste ano.
Concretizando a acreditação o IMMT estará atingindo números de serviços mais significativos, pois, por exigência do mercado os laboratórios devem ter a marca da RBC. “Temos tidos inúmeras visitas importantes nesses últimos três meses como autoridades internacionais, comitivas estrangeiras e grupos de empresas interessados em conhecer nossas atividades. Isso tem contribuído bastante para obtermos esses resultados”, garante Luiz Guilherme.
Segundo o gerente técnico João Carlos Sant´Anna, este crescimento está relacionado às visitas aos clientes, bem como, aos convites que estão sendo feitos aos empresários para conhecerem as instalações laboratoriais da autarquia. Com o aumento das atividades offshore no município, a secretaria de Ciência e Tecnologia tem contribuído, significativamente, para que as empresas estabelecidas na região tenham condições de oferecer serviços de qualidade em níveis internacionais.
Para João Sant´Anna, isso representa a consolidação da qualidade técnica dos serviços, confirmados no atendimento as empresas de alto desenvolvimento tecnológico. “Esses encontros fazem parte de uma orientação do prefeito, que deseja manter canal aberto com as grandes empresas promotoras do desenvolvimento econômico e social do município”, falou.
O diretor Financeiro, Luiz Guilherme ressalta que o órgão está aberto para receber novas empresas que ainda desconhecem o trabalho realizado pelos técnicos do instituto. Para isso, basta entrar em contato através do telefone (22) 2791-3871 e agendar as visitas.