O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e a secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre) estão oferecendo 30 vagas para o curso de Instrumentação Industrial Básica. Gratuitas, as aulas acontecem na Incubadora de Cooperativas entre os dias 17 de julho e dois de agosto, tendo duração de 40 horas.
A capacitação acontece nas áreas de instrumentação e automação, pois a indústria de petróleo necessita destes conhecimentos. Os interessados devem inscrever-se pelo telefone 2791-3871, da secretaria de Ciência e Tecnologia. Haverá pré-seleção, uma vez que a demanda é muito grande. Os inscritos terão de passar em prova, que lhes possibilite fazer o curso.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, este curso vai ao encontro das carências das empresas de pequeno, médio e grande portes, oferecendo qualificação necessária para os macaenses, diminuindo a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, na indústria do petróleo.
Já o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, lembrou que a prefeitura não tem medido esforços para promover qualificação dos trabalhadores e a absorção destes nas empresas. “Através da Central de Atendimento Especializada em Trabalho (Caet), por exemplo, temos encaminhado muita gente para as empresas, combatendo a exclusão social e proporcionando melhor nível de vida para os macaenses”, destacou Bogado.
Enquanto a secretaria de Trabalho e Renda oferece espaço físico, onde serão as aulas, e encaminhamento aos que terminarem o curso para o mercado de trabalho, a secretaria de Ciência e Tecnologia dará apoio técnico e conhecimento sobre o setor offshore. O profissional do IMMT, Élvio Caetano, vai ministrar o curso. Este Instituto é uma autarquia da Sectec.