Foto: João Barreto
Trabalho também pontua e verifica a qualidade da potabilidade e da balneabilidade das águas.
O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da prefeitura e a direção do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam nesta terça-feira (18), às 10h30min, a palestra Filosofia, finalidade e missão da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE). A programação, que será direcionada à comunidade acadêmica do campus Macaé da UFRJ, além de integrantes do IMMT, será ministrada pelo presidente da SPE, Guilherme Castro. O evento vai acontecer na sede do instituto, situada na Rua Alcides da Conceição,159, Novo Cavaleiros.
Hoje, o IMMT, está entre os três laboratórios brasileiros com competência técnica reconhecida internacionalmente para calibração de audiômetros e certificação de cabines audiométricas, em função da acreditação pelo INMETRO.
Como objetivos do trabalho do IMMT estão avaliar se os diversos instrumentos utilizados na indústria, na área da saúde e na ambiental estão medindo com a confiabilidade desejada, isto é, estabelecendo um controle de qualidade dos equipamentos (metrologia) e produtos (avaliação de conformidade), verificando se atendem às especificações técnicas para as quais foram construídos.
Além disso, como exemplos voltados para atuação da área industrial estão os medidores de grandezas elétricas, pressão e temperatura. Já em relação ao setor saúde, estão as balanças pediátricas e os audiômetros. Quanto à área ambiental, o trabalho também pontua e verifica a qualidade da potabilidade (própria ou não para se beber) e da balneabilidade das águas.
Para este semestre estão previstos no IMMT, a recuperação da capacidade atual de trabalho dos laboratórios de metrologia e a ampliação da oferta de serviços de calibração e ensaios para o arranjo produtivo local.