IMMT faz testes no Estádio Cláudio Moacyr

10/08/2006 15:29:29 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) está realizando testes de cargas no Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo com o objetivo de certificar e garantir que a estrutura vai suportar o público presente aos jogos de futebol. Segundo o engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro químico Luiz Carlos da Silva Castro, massas de 1.100 quilos foram colocadas em diversos pontos dos quatro módulos de arquibancadas, com ajuda do guindaste, observando possíveis deformações da estrutura que pudessem prejudicar a segurança.

- O trabalho é fundamentado na Norma NBR 6120/80 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN). Os trabalhos foram realizados na tarde desta quinta-feira (10). No dia anterior, foram feitas inspeções visuais, observando corrosão, acabamento, encaixe, quando se concluiu que tudo está bem, sem variações que causem risco ao público – avaliou o engenheiro.

Segundo a produtora da Sollo Eventos (SP), Ana Venâncio, a estrutura da arquibancada é tubular metálica. A que fica na entrada, do lado esquerdo, é a maior, com capacidade para 5.320 pessoas, tendo 112,5 metros lineares e 18 degraus. Esta estrutura é descoberta. Já a estrutura coberta tem capacidade para 3.000 pessoas, e é gerenciada pela prefeitura.

Um terceiro bloco de arquibancadas tem 15 metros lineares, com 18 degraus, abrigando 675 pessoas. Já na outra lateral, são 52,5 metros lineares, nove degraus e capacidade para 1.180 pessoas. Cabem no Estádio de Futebol Cláudio Moacyr de Azevedo mais de dez mil pessoas. “Isto atende perfeitamente as demandas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Theodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho.