logo

IMMT firma parceria com Empresa de Projetos Navais

18/10/2005 18:29:42 - Jornalista: Sérgio Lopes

O secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, recebeu nesta terça-feira (18) a visita do assessor de Ciência e Tecnologia da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), contra-almirante Wilson Jorge Montalvão que veio conhecer as instalações do Instituto Macaé de Metrologia (IMMT) e estabelecer parcerias com intuito de beneficiar as duas instituições. A finalidade é expandir atividades e, assim, melhor atender a população do município e de toda a região

Após a visita aos laboratórios do IMMT, o almirante Montalvão confessou que se surpreendeu com a qualidade dos equipamentos necessários que permitem a calibração dos instrumentos. “Os laboratórios estão muito bem montados e aparelhados com cuidados que são necessários para a atividade de tamanha importância para a vida do cidadão que é a metrologia”, disse.

A Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON é uma empresa pública, criada em 09 de junho de 1982 e vinculada ao Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Marinha do Brasil. Tem como finalidades principais: promover a Indústria Militar Naval Brasileira; gerenciar projetos integrantes de programas aprovados pelo Comando da Marinha; e promover e executar atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval.

A empresa dedica-se a serviços oriundos da capacitação científico-tecnológica destinados ao mercado externo e participa de programas de alto conteúdo tecnológico e de grande interesse para a Marinha. “Toda vez que a Marinha tem necessidade de desenvolver projetos ou programas que tenha média e longa duração, ela utiliza a Emgepron para auxiliá-la nesse processo”, ressaltou o almirante.

De acordo com Montalvão nesta primeira etapa haverá a assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto Macaé de Metrologia e a Emgepron. Neste termo de cooperação deverá ser estabelecido vários projetos, dos quais um se tornará o início de uma relação que “esperamos ser bastante duradoura entre as duas instituições”, falou.

Para o gerente técnico do IMMT, João Carlos Sant’Anna, a visita do assessor de Ciência e Tecnologia da Emgepron é um passo marcante em direção ao aperfeiçoamento de todas as atividades do IMMT no município e representa a ampliação das atividades e a criação de uma parceria entre as duas instituições. Isso vai possibilitar uma cooperação técnica e científica para dar uma condição mais aperfeiçoada das atividades realizadas na região. “É uma parceria que pode ampliar as atividades do Instituto, fornecendo especialização de calibração de instrumentos na área de metrologia, aumentando a dinâmica dos serviços do IMMT no setor de petróleo”, disse.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan declarou que a visita vai contribuir para dar sustentabilidade ao IMMT, proporcionando um envolvimento maior com a indústria naval. “Com isso estamos estendendo nossas atividades de calibração de instrumentos junto a Marinha, através de um convênio com a Emgepron. Vamos avaliar a possibilidade do IMMT desenvolver todo o serviço de calibração de instrumentos, distribuídos nas diversas bases espalhadas no estado do Rio de Janeiro”, finalizou.