Em uma parceria entre o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), começou nesta terça-feira (03) o curso de Instrumentação Industrial Básica. Vinte e cinco pessoas estão adquirindo novos conhecimentos com o objetivo de inserção no mercado de trabalho. Na primeira aula do curso - que vai acontecer duas vezes por semana, durante 40 dias - houve palestra com a coordenadora da Central de Atendimento Especializada em Trabalho (Caet), Suze Ferreira.
Ela falou sobre Mercado de Trabalho: a necessidade de buscar qualificação de maneira constante, criando rede de relacionamentos voltados ao trabalho, para formar imagem positiva tanto a nível pessoal quanto profissional. “Tão importante quanto a habilidade técnica é a postura de comprometimento”, explica. Suze acrescentou ainda que competência é a capacidade de conviver e produzir em grupo, sabendo lidar com conflitos e adequar-se às novas tecnologias.
- A seleção levou em conta trabalhadores que, apesar de desempregados, têm experiências em áreas correlatas em instrumentação básica, disse a coordenadora, lembrando que o curso do IMMT com a Semtre está focado na inserção ou reinserção no mercado de trabalho na área de petróleo e gás.
O instrutor do curso será o profissional do IMMT, Elvio Caetano. A gratuidade é de 100%. Segundo a diretora do IMMT, Júlia Palleta, o curso vai ao encontro das diretrizes da administração pública municipal de preparar o trabalhador para ingressar no mercado de trabalho.