O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) está lançando o projeto “Metrologia na Saúde”, que está voltado para a área da saúde, com o objetivo de garantir confiabilidade e precisão dos diagnósticos médicos através de exames de pressão. Segundo as coordenadoras do projeto, Bruna Ferreira e Priscila Leonel, serão oferecidos 50% de desconto na calibração de aparelhos de pressão aos profissionais de saúde ou cidadãos que tenham este instrumento em casa. Aos interessados, é só dirigir-se ao IMMT (Rua Perjentino Gomes 139, Botafogo). Informações pelo telefone 2791-3871.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, este projeto vai ao encontro das diretrizes do Governo Municipal de garantir a qualidade de vida do cidadão macaense. “Este trabalho é fundamental para assegurar lisura metrológica”, afirmou Jordan. As avaliações em aparelhos descalibrados podem levar a erros, inclusive com receitas de medicamentos como conseqüência de falsos diagnósticos. O aparelho é muito sensível e perde a exatidão com relativa facilidade.
As coordenadoras disseram que as pessoas que levarem os aparelhos de pressão ao IMMT preencherão cadastro com dados pessoais, ficando para a devolução assegurado o selo do Instituto. “Entraremos em contato com todos que trouxerem os equipamentos (profissionais de saúde ou não) para informar quando será a próxima calibração”, informam, acrescentando que cada calibração custará R$ 20,50.
As pessoas que utilizam os aparelhos com fins comerciais estão sujeitas a penalidades, caso descumpram a periodicidade determinada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “É necessário conscientizar a população a cobrar dos profissionais de saúde que tudo esteja de acordo com as normas estabelecidas, conforme Portaria 153, de 12/8/05, do Inmetro”, advertem. Elas lembram que a periodicidade da calibração pode variar de acordo com a freqüência do uso do equipamento.