logo

IMMT presente na Protection Offshore

08/06/2006 14:56:34 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) montou estande de 30 metros quadrados na Feira Protection Offshore para divulgar seus trabalhos no setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), em Macaé. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia (Sectec), Guilherme Jordan, o Instituto desenvolve trabalho importante para o mercado local e para a comunidade. “Podemos citar a calibração de diversos instrumentos nas áreas de saúde e de serviço”, justifica.

Guilherme diz ainda que nesta segunda edição, a Protection Offshore é referência nacional em Feira de SMS. “O envolvimento do governo Riverton Mussi está presente de forma objetiva e efetiva, através dos estandes institucionais, da secretaria municipal de Meio Ambiente e do IMMT”, assegura.

No estande do Instituto estão expostos instrumentos de calibração dos laboratórios, como densímetro, audiômetro, DPI 610 (para calibrar aparelhos de pressão), multímetro, paquímetro, micrômetro, relógios apalpador e comparador e outros para divulgar o IMMT. Além disso, no estande há totem (banco de informações do Instituto), distribuição de folders sobre a Sectec e outros.

Os laboratórios atendem demanda das empresas offshore – em Macaé são cerca de 2000 neste setor. Jordan explica também que no IMMT há sete laboratórios com equipamentos padrões rastreados e certificados de calibração (RBC), proporcionando maior confiabilidade, exatidão e menor incerteza de medição, aptos a atender as necessidades da indústria local. Ele refere-se aos laboratórios de pressão, audiometria, dimensional, elétrica, fluídos, massas e temperatura.

De acordo com o secretário, o IMMT foi criado para atender as demandas geradas pelo progresso no campo empresarial e industrial da Bacia de Campos, promovendo qualidade através da disseminação da cultura metrológica. “Desde 2001, o IMMT atua como catalisador tecnológico da Bacia de Campos, sendo uma autarquia, que visa fornecer soluções nas diversas áreas tecnológicas”, explica. Ele acrescenta ainda que o Instituto busca compartilhar conhecimentos, investindo no capital intelectual, para garantir a sustentabilidade da região.

Estas motivações nos levam ao desafio de qualificar a mão-de-obra regional, inserindo-a cada vez mais no contexto científico, tecnológico e inovador -, justifica, dizendo que o IMMT oferece treinamentos em metrologia, tecnologia industrial básica e outros cursos que atendem à demanda da Bacia de Campos. “Também realizamos treinamentos dentro das empresas, atendendo as suas necessidades mais prementes”, conclui Guilherme.

Para maiores contatos o IMMT está localizado na Rua Perjentino Gomes 129, Botafogo. Telefones: (22) 2791-3871. E-mail: immt@immt.rj.gov.br.