logo

IMMT promove o curso “Avaliação de Certificados de Calibração”

03/05/2006 17:47:25 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) realizou o curso “Avaliação de Certificados de Calibração”, na sede do órgão, no Novo Botafogo. O curso foi ministrado pelo engenheiro João Carlos Sant’Anna, gerente técnico do IMMT, para 16 profissionais das áreas técnica, de qualidade e de suprimento. O objetivo do evento foi informar e familiarizar os participantes sobre como utilizar e avaliar certificados de calibração, sua importância e abrangência no mercado de trabalho e na região de Macaé.

Segundo João Sant’Anna, a importância do curso refere-se ao fato de proporcionar em Macaé a avaliação de certificados de calibração, como ferramentas gerenciais de apoio à melhoria da qualidade de produtos e serviços para as empresas. Assim, será possível a desmistificar conceitos da metrologia como erro de medição, cadeia de rastreabilidade, calibração e outros assuntos referentes a este estudo de pesos e medidas.

Além disso, a divulgação das atividades do IMMT como órgão público oficial, prestador de serviços para as empresas e para a população macaense está sendo disseminada, graças ao curso que acontecerá mensalmente.

Para o coordenador de controle de qualidade e laboratório da empresa Fluke Engenharia, Carlos Henrique Vaz Branco, que fez o curso, o evento foi interessante e pioneiro na região. Ele disse que foram proporcionados maior conhecimento e troca de experiências entre o IMMT e as empresas.

- Acho interessante que as empresas em Macaé conheçam o IMMT, que proporciona atendimento de qualidade, inclusive com selo da Rede Brasileira de Calibração (RBC)/Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).


IMMT

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia foi elevado à condição de autarquia do município de Macaé pela Lei nº 2115/2001, de cinco de junho de 2001. O IMMT desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição, além de realizar pesquisas e desenvolver ensaios. O órgão também faz auditorias técnicas metrológicas e fornece suporte técnico às empresas na área de qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços.

Conforme disse seu gerente técnico, o IMMT está subdividido em sete laboratórios: vidraria, temperatura, massas, pressão, elétrica, audiometria e dimensional. “O de pressão tem acreditação RBC, mas os laboratórios de elétrica, audiometria e dimensional estão em fase de implantação deste selo”, conta João Sant’Anna.

No laboratório de vidraria calibram-se instrumentos de medição de volume como provetas, pipetas, balão volumétrico e béquer. Já no de temperatura, há calibração termômetros de atuação elétrica e à gás da área industrial. No laboratório de massas, são calibradas balanças comerciais Classe III de uma miligrama a 160 quilos. Isto abrange as balanças do mercado, inclusive as de saúde como as balanças pediátricas (neo natal) e de adultos. “É recomendável que sejam calibradas em seu local de uso em função de ajustes característicos do ambiente que se encontra”, disse o técnico em metrologia Dílson Dilberto Coutinho de Fiúza.

O laboratório de pressão oferece aferição de manômetros até 30 mil PSI, com RBC até 20 mil PSI. São manômetros e instrumentos de pressão em geral. O laboratório elétrico calibra multímetros e alicates amperímetros e outros instrumentos de medidas elétricas. O laboratório de audiometria realiza calibração em audiômetros e ensaios em cabines audimétricas, além da parte de ruído ambiental. Já o laboratório dimensional promove a calibração de paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e relógios apalpadores. “Além disso, avaliamos trechos de medição de vazão e placas de orifícios”, conclui Dílson Coutinho.