logo

IMMT qualifica seus funcionários

17/07/2006 15:27:39 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Dezoito profissionais do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) fizeram curso sobre Norma de Qualidade para instalações laboratoriais (ISO/IEC), cujos requisitos gerais referem-se à competência de laboratório de ensaio e calibração. Técnicos de metrologia, gerentes técnicos, metrologistas e outros assistiram as aulas, ministradas pelo professor Roberto Martins Botelho (consultor de Metrologia, do Rio de Janeiro). O curso aconteceu nos dias 13 e 14, em tempo integral, totalizando 16 horas de aula.

Segundo o gerente técnico do IMMT, João Carlos Sant’Anna, o objetivo do curso foi aperfeiçoar os funcionários sobre conhecimentos da Norma. Ela trata dos requisitos gerais para competência de laboratório de ensaio e calibração e foi revisada e atualizada para que os funcionários tenham conhecimento das regras. Ele enfoca como importância do curso, o fato de que esta norma é a base de avaliação dos auditores do Inmetro, quanto à acreditação de laboratórios que fazem parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC).

A gerente técnica do IMMT, Bruna Vasconcelos, conta que o curso serviu para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, além de ter proporcionado domínio intelectual a respeito das mudanças na nova versão. “O professor apresentava a teoria e a prática de maneira lúcida e clara”, destaca.

Para a diretora do IMMT, Júlia Paletta, os conhecimentos acumulados com o curso vieram ao encontro das diretrizes do governo municipal, que prevêem a capacitação contínua de seus funcionários. “A partir deste curso teremos desempenho ainda melhor na prestação de serviços oferecidos pelo instituto, como calibração de instrumentos, consultoria, ensaios e outros”, acentua.

As três etapas do curso sobre a Norma

Em primeiro lugar, a qualidade - e sua importância para as empresas - foi enfocada. A segunda parte das aulas tratou dos requisitos de direção que abordam o sistema de gestão organizacional da empresa, como o tratamento aos clientes e a auditoria.

O terceiro e último momento do curso observou os requisitos técnicos necessários para os laboratórios, que prestam serviços de calibração e ensaios de instrumentos. Por exemplo: requisitos de pessoal, condições ambientais dos laboratórios, método de calibração e ensaio, emissão dos certificados de calibração, entre outros.