O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) realizou curso de Metrologia Básica para 16 profissionais do setor offshore, que prestam serviços de manutenção, reparos e projetos para a indústria petrolífera de Macaé e região. O curso aconteceu nesta terça (26) e quarta-feira (27), na sede do instituto. Segundo o presidente do IMMT e secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o instituto capacita e treina os cidadãos macaenses, com o objetivo de aperfeiçoá-los dentro do mercado de trabalho.
Os profissionais que fizeram o curso de Metrologia Básica são empregados das empresas WRC, Acergy, Petroenge e Dualtech. Eles receberam informações sobre a ciência (metrologia), familiarizando-se com sua importância e abrangência nos mercados de trabalho nacional e internacional.
Para o técnico em mecânica Cleyton das Chagas Barreto, 20 anos, o curso ofereceu-lhe idéia sobre calibração e os fatores que influenciam bons resultados. Ele atua na WRC como assistente técnico de manutenção. Já o técnico de calibração Renato da Rocha Roma, da mesma empresa, disse que as aulas contribuíram para aperfeiçoar seus conhecimentos, aprimorando os serviços ao encontro da excelência profissional. Ambos os profissionais atuam em laboratório da Petrobras.
- O curso nos deu aprofundamento para conhecermos as partes principais da calibração, além de nos proporcionar maior visão sobre a área de certificação, garantindo a qualidade dos instrumentos – disse Marcus Vinícius, técnico em mecânica, que trabalha como inspetor de qualidade, na Acergy.
A metodologia consistiu em mostrar aos alunos introdução, histórico e importância da metrologia, abrangência da metrologia, metrologia legal, metrologia científica e industrial, metrologia internacional, estrutura metrológica mundial, equivalência de sistemas metrológicos de países.
Também fizeram parte dos conteúdos ministrados pelo gerente técnico do IMMT e mestre em Metrologia, João Sant’Anna, a Metrologia no Brasil, Sinmetro, Conmetro Inmetro, sistema internacional de unidades e outros temas.
O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia foi elevado à condição de autarquia do município de Macaé pela Lei Nº 2115/2001, de 05 de junho de 2001. O IMMT desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição; pesquisa; desenvolvimento e ensaios; auditorias técnicas metrológicas e fornece suporte técnico às empresas na área da qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços.
O local do curso foi na Rua Perjentino Gomes, 139, Novo Botafogo. Para conhecer mais detalhadamente o IMMT é só acessar o site www.immt.rj.gov.br. O telefone para agendar cursos é 2791-3871.