IMMT: tudo sob medida

02/02/2006 17:51:59 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Alunos da rede municipal de ensino de Macaé participam na próxima terça-feira, no dia 7, do curso de Metrologia Básica , que será oferecido pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). O principal objetivo é familiarizar os jovens com a metrologia, ressaltando sua importância e abrangência no mercado na área de medidas e medições.

A formação da cidadania é também outro ponto importante do curso, que visa despertar a consciência nos seus participantes. “A metrologia está presente em todos os momentos, com a medição do hidrômetro, medição elétrica e até nas farmácias“, explica o gerente técnico do IMMT, João Sant’Anna.

A metrologia confere exatidão aos valores verdadeiros, sejam eles feitos na medição do diâmetro de uma peça industrial, ou sua espessura.Segundo o presidente do IMMT, Guilherme Jordan, a iniciativa de levar de forma espontânea esse tipo de conhecimento aos alunos da rede municipal tem como proposta oferecer mais conhecimento aos jovens, já que o tema não faz parte do grade curricular.

“A metrologia é hoje uma vertente tecnológica no setor industrial, além de fazer parte do dia-a-dia de qualquer pessoa”, diz o secretário. Como exemplo, ele cita as bombas de gasolina. Durante o curso, os jovens receberão informações sobre a importância da calibração em suas vidas e como ele pode comprometer o sistema de qualidade. “Se você vai se pesar numa balança que não está calibrada e ela com certeza vai informar um peso que não é real. O mesmo acontece numa balança self-service, onde o peso pode não corresponde à realidade e você acaba pagando mais por isso”, relata.

Com um novo conceito a respeito da Metrologia, os jovens passam a exigir e a conferir os equipamentos, esclarece o presidente do IMMT. “Uma conferência que pode ser feita através do selo de calibração onde tem a data da última calibração e a periodicidade que deve ser feita a calibração e o lacre”, afirma.

A proposta do IMMT é fazer também palestras em escolas e abrir turmas para a comunidade, como forma de despertar o interesse pela metrologia e a outros uma forma de ampliar seus conhecimentos nessa área.