logo

Imprensa em debate no Solar dos Mellos

10/05/2006 08:51:48 - Jornalista: Simone Noronha

A influência da imprensa e a moderna sociedade americana foram o tema de debate nesta terça-feira (9) no Solar dos Mellos, dentro do projeto Imagens em Movimento, organizado pela Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé. Desta vez, o filme em debate foi “O quarto poder”, com Dustin Hoffman e John Travolta. Logo depois do filme, o jornalista Martinho Santafé comandou um debate sobre o assunto.

“Este filme faz um retrato preciso da sociedade americana e mostra o estrago que a imprensa provocar quando a ética é deixada de lado”, comentou Martinho, lembrando que no Brasil, fatos como os mostrados no filme ainda não acontecem de maneira tão agressiva. “A guerra pela audiência nas tevês e o culto aos ícones instantâneos estão muito mais presentes na cultura americana do que na nossa”, disse o jornalista.

Em “O quatro poder”, o cineasta grego Constantin Costa-Gavras focaliza uma das grandes questões da nossa época: as relações insidiosas entre o jornalismo e o show business. Max Bracket (Dustin Hoffman), um repórter de TV do noticiário local, é escalado para fazer uma matéria sobre as dificuldades financeiras de um museu.

No mesmo dia, Sam Baily (John Travolta) invade o local armado para enfrentar a diretora da instituição e tentar reaver o emprego de vigia. Como o lugar está cheio de crianças, logo se configura um seqüestro e Bracket fareja uma oportunidade para transformar o caso em drama de interesse nacional.
Baily não entende a dimensão de seu ato, uma presa fácil para Bracket, que o aconselha durante vários dias, planejando seus passos de modo a torná-lo uma isca atraente para a mídia e para o público.