A secretaria Municipal de Saúde (Semusa) junto como os programas de imunização nacional e estadual, realizou, na quarta-feira (29), um treinamento direcionado a técnicos de enfermagem para o recebimento da vacina meningocócica C e da vacina pneumococica 10 (valente), no município, que começa a ser aplicada na segunda-feira (4).
Na ocasião, estavam presentes técnicos dos postos de saúde de Macaé, Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc) e o Pronto Socorro do Aeroporto, que são os locais onde serão aplicadas as vacinas imunizadoras em Macaé.
- Esse treinamento é fundamental para que possamos atualizar os técnicos da sala de vacina. Temos de estar preparados para a segunda-feira, pois a procura pelos postos será grande, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláudia Campanati.
As duas vacinas podem ser aplicadas em crianças a partir de dois meses até dois anos de idade incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias) durante o primeiro ano desta ação, que vai até outubro de 2011, e a partir desta data apenas crianças de até um ano de idade serão imunizadas.
-O treinamento é fundamental para realizar a aplicação das vacinas de forma correta, e como a saúde pública está em constante mudança, precisamos nos atualizar sempre, disse o enfermeiro do ESF Malvinas A/C, Édson Pereira e Silva.
Assim como Édson, a preocupação com a aplicação da vacina era comum a todos os presentes, e surgiram diversas dúvidas, principalmente, com referência a quantidade de doses, e quando deve ser feito o reforço. As crianças que forem imunizadas, na segunda-feira (4), já seguem o novo calendário de vacinação.
- É muito importante estarmos hoje aqui, atualizando nossos conhecimentos para que possamos prevenir a pneumonia, otite média, meningite C, entre outras doenças perigosas, pois diminuindo a quantidade de casos, melhoramos a qualidade de vida, reduzimos a morbi-mortalidade e até chegamos a erradicação dessas doenças, ressaltou a coordenadora do ESF, Irma Kovacs
As crianças que forem imunizadas podem apresentar reações, como qualquer outra imunização. As reações mais comuns que podem acontecer são sonolência, perda de apetite, dor no local e febre.
Aspectos epidemiológicos da meningite
A doença meningocócica é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo com ocorrência de, pelo menos, 500 mil casos por ano. Outra característica da doença é a alta letalidade que variade7 a 70%. Mesmo em países desenvolvidos com assistência médica adequada , a meningococcemia pode ter uma letalidade de até 40%.
A incidência global da doença meningocócica entre 1998 e 2008: de menos de 0,1 caso por 100.000 habitantes (México) a 2 casos por 100.000 habitantes (Brasil).
Aspectos gerais da vacina Pneumocócica 10 - valente
A vacina tem a finalidade de proteger as crianças menores de dois anos de idade contra doenças invasivas e otite média aguda causadas por Streptococcus pneumoniae sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F.
As crianças que já iniciaram o esquema com a vacina pneumocócica 7-valente (conjugada) irão completá-lo com a pneumocócica 10-valente (conjugada).